O universitário e aluno de medicina Edcley Teixeira está sendo apontado como “adivinhador” do Enem. O nome de Edcley ficou em alta nesta terça-feira (18) depois que estudantes apontaram, nas redes sociais, que ele tinha previsto questões que caíram na prova m uma live preparatória cinco dias antes da prova.

Continua depois da publicidade

Edcley Teixeira explicou que participa de provas do Ministério da Educação que testam as perguntas do Enem. Com isso, ele consegue memorizar as questões e monta aulas em cima delas que são vendidas de forma on-line em seu curso preparatório.

Atualmente, no 6º semestre de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), Edcley se declara “monitor” do Enem e professor de cursinho pré-vestibular, oferecendo aulas abrangentes em todas as áreas do exame e desenvolvendo materiais exclusivos.

Em seu perfil no Instagram, Edcley publicou nesta terça-feira (18), nos stories, que “O Enem é “repetido” e/ou reformulado. Basta usar engenharia reversa (estudo de provas anteriores) que você descobre as tendências do Enem. A minha monitoria é a única do país que oferece isso”.

Continua depois da publicidade

Edcley ainda completou que estava sendo atacado por bolsonaristas, que encontram um post antigo dele afirmando que “amava o presidente Lula”. Ele completou: “Aceitem que eu fui o único brasileiro que disse que viria 5 questões para um mesmo texto na prova de linguagens. Aceitem que eu prevjo o Enem. Aceitem que meu método de algoritmo preditivo é infalível e que, a partir de agora, somente os alunos da Monitoria 2026 terão acesso, porque eu aprendi, da pior forma que democratizar a educação para deficientes e hipossuficientes causa muita revolta na elite.”

O que diz o INEP?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou que três questões do Enem 2025 foram anuladas após identificar relatos de antecipação de itens semelhantes aos aplicados nas provas. A decisão foi anunciada em um comunicado oficial divulgado nesta terça-feira (18).

“O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição”, disse o Inep, no comunicado.

Continua depois da publicidade

O comunicado também informa que a Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e a eventual autoria da divulgação das questões, investigando possível quebra de sigilo ou ato de má-fé.

Compare questões mostradas na live e presentes no Enem

Entenda de forma completa em Inep anula três questões do Enem 2025 após polêmica nas redes sociais.