A Red Bull estará de cara nova para a próxima temporada da Fórmula 1 em 2026. O piloto francês Isack Hadjar substituirá o japonês Yuki Tsunoda e fará dupla com o tetracampeão Max Verstappen. Saiba mais sobre o estreante nesta matéria.
Continua depois da publicidade
Biografia de Isack Hadjar: Idade, nacionalidade e altura
Isack Hadjar nasceu em 28 de setembro de 2004, em Paris, na França, de pais argelianos, e tem 1,67m de altura. O piloto de 21 anos foi promovido do Racing Bulls, time alternativo da Red Bull na Fórmula 1, para formar dupla com Max Verstappen na próxima temporada.
Carreira, títulos e trajetória
O piloto francês se afeiçoou pelo automobilismo ainda criança. Curiosamente, uma das suas principais influências vem do filme Carros, inspirando pelo personagem de desenho Relâmpago McQueen.
Hadjar foi presenteado com um kart aos 7 anos, quando iniciou sua trajetória sob rodas. Ele começou a carreira profissional em competições nacionais, rapidamente se destacou e progrediu para torneios internacionais.
Na sua primeira participação no Campeonato Mundial de Kart de 2018, Hadjar finalizou a corrida em 22º lugar. Em 2019, ele transicionou para os monopostos e fez sua estreia na F4 Francesa.
Continua depois da publicidade
O primeiro ano na F4 Francesa foi de desafios, principalmente técnicos, por conta de sua estatura menor que consequentemente dificultava o alcance das pernas nos pedais. Hadjar superou a dificuldade e conquistou sua primeira vitória em Spa-Francorchamps para encerrar a temporada na 7ª classificação.
O salto evolutivo do piloto em 2020 foi evidente. Na temporada, ele conquistou três vitórias e conseguiu fechar o campeonato em 3º lugar, para conquistar o acesso à Formula Regional Europeia pela R-ace GP no ano seguinte.
A estreia de Hadjar na Formula Regional Europeia pela R-ace GP evidenciou o talento e potencial do piloto, que venceu o icônico circuito de Mônaco e terminou a temporada na 5ª colocação. Também no mesmo ano, ele competiu na F3 Asiática, e finalizou a temporada no 6º lugar.
Foi o desempenho de Hadjar em 2022 que chamou atenção da Red Bull. Ele ingressou na Fórmula 3 pela Hitech Grand Prix e terminou a temporada com três vitórias, incluindo uma na chuva em Spielberg, e o top-4 do campeonato. A equipe de Verstappen notou o potencial do francês e o incluiu no programa de jovens pilotos naquele ano.
Continua depois da publicidade
Em 2023, Hadjar se juntou à equipe Hitech para a disputa da Fórmula 2. Ele terminou em 14º lugar na estreia.
A mudança para a Campos Racing em 2024 foi um divisor de águas na carreira do piloto. Hadjar venceu quatro corridas e terminou a temporada como vice-campeão, brigando pelo título com Gabriel Bortoleto até a reta final.
Ele fez sua estreia na Fórmula 1 pela equipe Racing Bulls, na temporada de 2025. Hadjar foi um destaque positivo do ano e conquistou ótimos resultados, principalmente no GP da Holanda, quando terminou na a corrida na terceira colocação e subiu ao pódio pela primeira vez na carreira.
O que esperar da estreia de Isack Hadjar na Fórmula 1
O chefe da Red Bull Laurent Mekies afirmou que podemos esperar velocidade de Hadjar: tanto nas pistas quanto na evolução.
Continua depois da publicidade
— Em sua primeira temporada na F1, ele demonstrou grande maturidade e provou ser um aprendiz rápido. Mais importante ainda, mostrou a velocidade bruta que é o requisito número um neste esporte. Acreditamos que Isack pode prosperar ao lado do Max e produzir magia na pista! 2026 será um enorme desafio para a equipe e para a Red Bull Ford Powertrains. São tempos empolgantes, e estou ansioso para ver o que podemos fazer juntos — disse.
