A atriz espanhola Karla Sofía Gascón, nascida em 31 de março de 1972, em Alcobendas, Espanha, se tornou um nome importante do cinema ao fazer história como a primeira mulher trans indicada ao Oscar de Melhor Atriz, pela atuação no filme Emilia Pérez (2025), o que a colocou em evidência internacional.

Continua depois da publicidade

Seja por consolidar sua posição como um ícone da representatividade LGBTQ+ na indústria cinematográfica ou pelas polêmicas em que se envolveu, quando antigas publicações da atriz nas redes sociais vieram à tona e mostraram um lado dela que ninguém conhecia.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Carreira e trajetória artística

Desde jovem, Karla teve interesse pela atuação e estudou na ECAM (Escuela de Cinematografía y del Audiovisual de la Comunidad de Madrid). A carreira começou em novelas e filmes espanhóis, e, em 2009, ela se mudou para o México, onde expandiu sua atuação na televisão e no cinema, participando de produções como El Señor de los Cielos e Nosotros los Nobles.

Continua depois da publicidade

Em 2018, após concluir a transição de gênero, Karla lançou uma autobiografia “Karsia, Una historia extraordinaria”, onde compartilha sua jornada pessoal e profissional, tornando-se uma voz ativa na luta pela visibilidade trans.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

O impacto de ‘Emilia Pérez’

No filme Emilia Pérez, dirigido por Jacques Audiard, Karla interpreta um chefe de cartel mexicano que decide passar por uma transição de gênero. Sua performance foi amplamente elogiada pela crítica, resultando em diversas indicações e prêmios, incluindo:

  • Oscar 2025 – Melhor Atriz (primeira mulher trans indicada na categoria);
  • Globo de Ouro – Indicação por sua atuação e vitória do filme na categoria Melhor Filme em Língua Não-Inglesa;
  • SAG Awards e BAFTA – Nomeações de destaque;
  • Festival de Cannes – Prêmio compartilhado pelo elenco.

Continua depois da publicidade

A polêmica com as antigas publicações de Karla Sofía Gascón

Apesar de sua ascensão meteórica, Karla Sofía Gascón se viu envolvida em polêmicas devido a tweets antigos, onde fez declarações controversas sobre a cultura muçulmana e o caso George Floyd. Após grande repercussão, ela se desculpou publicamente e optou por se afastar temporariamente de alguns eventos de premiação.

Apesar de ter confirmado a presença no Oscar 2025, onde pretende celebrar esse momento histórico, Karla não foi ao jantar promovido pela Academia com todos os indicados. Isso levantou rumores de que ela poderia se ausentar da festa no domingo (2).

Conheça os indicados ao Oscar de Melhor Filme

Continua depois da publicidade

Leia também

Termômetro Oscar 2025: As chances dos indicados segundo sites dos EUA

Enquete Oscar 2025: quem deve vencer o prêmio de Melhor Filme?