Luana Alonso, do Paraguai, foi a 2ª nadadora expulsa da Vila Olímpica nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O anúncio aconteceu após a atleta deixar o local para visitar a Disney, na capital francesa, sem autorização.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Quadro de medalhas de Paris 2024

Ela recebeu um comunicado do Comitê Olímpico do Paraguai para que deixasse a Vila Olímpico. O motivo seria que a sua presença estaria criando um ambiente inadequado par ao resto dos seus compatriotas.

Quem é Luana Alonso, 2ª nadadora expulsa da Vila Olímpica em Paris 2024

A nadadora nasceu em Assunção, no Paraguai, no dia 19 de março 2004, e começou a competir no time de natação da Universidade Metodista de Dallas, no Texas, nos Estados Unidos, local que mora até hoje.

Continua depois da publicidade

Segundo informações do ge, após se destacar em competições nacionais e internacionais, a atleta se tornou uma das principais nadadoras do Paraguai. Ao longo da carreira, ela quebrou diversos recordes nacionais.

Em 2023, na prova de 100 metros borboleta, a nadadora fez os 50 metros com 27 segundos e voltou com 32, sendo o recorde nacional de 59 segundos. Além disso, ela é a dona dos 30 melhores tempos da história da prova na modalidade.

No entanto, a representação da nadadora não agrada todos. O presidente do Comitê Olímpico paraguaio, Camilo Pérez, reclamou da sua ligação com os Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

— A Luana quer representar os Estados Unidos, mas veio aqui como paraguaia, não foi por ter atingido um certo tempo ou uma certa marca. Tem de treinar muito mais, porque para representar os Estados Unidos tem de fazer tempos que nunca conseguiu. Retirar-se da Vila Olímpica não é um ato normal, é um grave caso de indisciplina — disse o presidente do Comitê Olímpico do Paraguai.

Participação nos Jogos Olímpicos e anúncio da aposentadoria

A primeira participação olímpica da atleta foi com apenas 17 anos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na ocasião, terminou a prova de 100 metros borboleta no 28º lugar. Na atual edição, ela foi eliminada na primeira bateria e terminou em 6º.

Após a participação dos Jogos Olímpicos de Paris, Luana Alonso anunciou a aposentadoria da natação. Ela explicou que, após 18 anos dedicados à modalidade, ela sente que era o momento de se despedir do esporte.

— Eu fiz natação durante tanto tempo, foram 18 anos e tenho tantos sentimentos, infelizmente tomei a decisão de desistir e estou feliz que a minha última prova seja nos Jogos Olímpicos — conta Alonso.

Continua depois da publicidade

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Destaques do NSC Total