Apenas 19 anos e muita coragem. Foi assim que os colegas de equipe do jovem Kleyton dos Santos Menezes descreveram o goleiro após a partida que garantiu a classificação do JEC Futsal às semifinais da Libertadores 2025. Depois da expulsão do titular Matheus, Kleyton entrou e foi fundamental para o tricolor na partida contra o Cerro Porteño, do Paraguai.

Continua depois da publicidade

Jovem goleiro foi fundamental na Libertadores

Apesar de brilhar na partida de quinta-feira (29), a história do goleiro na Libertadores começou antes do embarque. A primeira lista dos inscritos para a competição, divulgada pelo Joinville em 21 de maio, tinha os goleiros Matheus e Pato. O jovem Kleyton entrou de última hora, após Pato precisar passar por um procedimento de urgência no olho.

No entanto, o goleiro não conseguiu viajar de avião com a equipe por conta de um documento requisitado para entrar no Paraguai. Com o contratempo, Kleyton viajou de carro junto de funcionários do JEC.

Na fase de grupos, Kleyton já havia estreado na Libertadores, mas foi nas quartas de final que o goleiro passou pela “prova de fogo”. Na partida contra o Cerro Porteño, logo aos 15:57 da primeira etapa, o goleiro Matheus foi expulso pelo árbitro uruguaio Daniel Fernando Rodriguez Bordon, que marcou mão fora da área com a ajuda do vídeo suporte. Com um a menos, o jovem entrou para defender a meta tricolor.

Eleito o melhor jogador da partida pela CBN Joinville, Kleyton fez ótimas defesas e ainda participou de dois gols do JEC. Em entrevista à rádio, o jovem descreveu a sensação após a partida.

Continua depois da publicidade

— Não era nem para eu estar aqui, não estava na lista. Deus é bom demais, a gente não espera, mas é um sonho realizado estar aqui. O grupo passa muita confiança para nós. Se Deus quiser, vamos sair vitoriosos — afirmou o jovem.

O próximo compromisso do JEC pela Libertadores é na semifinal contra o Sorocaba, no sábado (31), às 19h, no ginásio COP Arena “Óscar Harrison”, em Luque, no Paraguai.

Quem é o jovem goleiro do JEC Futsal

Natural de Santa Inês, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes na Bahia, Kleyton passou pelas categorias de base do Joinville e foi revelado pelo clube. A primeira vez que foi relacionado para uma partida da Liga Nacional de Futsal foi em maio do ano passado.

Aos 19 anos, o goleiro também já foi convocado pela Seleção Brasileira sub-20 e atuou na Liga Evolução, ainda em 2024.

Continua depois da publicidade

Leia também

Guia da Libertadores de Futsal 2025: tabela, times e formato de disputa