Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) 2025 começaram, na quarta-feira (17), com disputas emocionantes em diversas modalidades em Lages. Logo no primeiro dia, a cidade já teve um motivo especial para comemorar.
Continua depois da publicidade
O atleta Arthur Costa Branco, da classe 5, conquistou a primeira medalha de ouro para o município no tênis de mesa em cadeira de rodas, representando a Associação Lageana de Mesatenistas de Santa Catarina (Almesc).
Convocação para o ParaPan de Jovens
Já esta quinta-feira (18) foi ainda mais especial para Arthur. Ele recebeu a notícia de sua convocação para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que serão realizados de 31 de outubro a 9 de novembro no Chile.
O anúncio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) confirmou a presença de 104 atletas brasileiros em 11 modalidades. A competição reunirá mais de 1,5 mil jovens de 33 países, em sua 6ª edição. Para Arthur, a oportunidade é a realização de um sonho:
— É muita coisa para um dia só. Sou grato demais.
Continua depois da publicidade
Formação e apoio
Arthur é fruto do trabalho desenvolvido nas escolinhas da Almesc, onde teve seu talento descoberto e aprimorado com o auxílio de professores e treinadores. Hoje, ele integra o Programa Bolsa Atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME), que garante suporte à sua trajetória.
Nascido em Florianópolis, mas morador de Lages desde bebê, Arthur foi diagnosticado com Mielomeningocele, condição que afeta a medula espinhal. Sua rotina sempre contou com fisioterapia, acompanhamento médico e sete cirurgias ao longo da vida, além do incentivo da família.
Leia também
FOTOS: Como foi a cerimônia de abertura dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Parajasc começa em Lages com histórias de determinação e amor ao esporte




