O professor e mestre em Educação Kaio Henrique Coelho do Amarante, reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), será o novo presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), a instituição que representa as universidades comunitárias de Santa Catarina.
Ele assumirá o cargo no lugar de Luciane Ceretta, reitora da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc) e que se licenciou da reitoria e da Acafe para assumir a Secretaria de Estado da Educação do governo Jorginho Mello. Ela tomou posse e transmitiu o comando da Acafe em cerimônia nesta segunda-feira, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Kaio Henrique Coelho do Amarante já era vice-presidente da Acafe na gestão anterior e tomou posse para um segundo mandato na diretoria da Acafe em dezembro de 2024, junto da então presidente reeleita Luciane Ceretta. Kaio foi o reitor mais jovem da história da Uniplac ao ser eleito para o primeiro mandato, com 38 anos, em 2018. Hoje, com 44 anos, ainda é o reitor mais jovem em exercício entre as 14 universidades comunitárias que integram a Acafe.
Veja fotos do novo presidente da Acafe
O reitor Kaio Amarante é graduado em Administração e Marketing, com especialização em Gestão Empresarial e mestre em Educação. Atualmente, cursa doutorado em Ambiente e Saúde. Natural de Lages, já atuou na Uniplac como professor nos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Jornalismo. Antes de ser reitor, foi coordenador de graduações e pró-reitor de Ensino.
Continua depois da publicidade
O novo presidente da Acafe afirma que a intenção é dar continuidade ao trabalho da reitora Luciane Ceretta.
— Minha intenção é manter o planejamento, o plano de trabalho deste grupo que foi eleito, rodar 100% do Universidade Gratuita, o ciclo completo do programa, e também temos a ambição de focar em uma escola de gestores, para atuar na formação continuada de gestores das escolas estaduais e professores, já que esta é uma das atribuições das universidades previstas no programa – detalha o novo presidente.
O dirigente também cita como objetivo fortalecer a internacionalização do sistema Acafe, com oportunidades de intercâmbio e trocas de experiências das instituições com outros países, e também uma integração entre as 14 instituições de diferentes regiões de SC que integram a Acafe. Uma missão internacional de instituições da Acafe já está prevista para junho.
Ceretta no governo Jorginho
A atual reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, tomou posse oficialmente como secretária de Estado da Educação na manhã desta segunda-feira (26), em cerimônia no Teatro Álvaro de Carvalho, no Centro de Florianópolis. Ela assumiu o cargo no lugar de Aristides Cimadon, ex-presidente da Acafe e que deixou o governo no início do ano.
Continua depois da publicidade
A nova titular da pasta assumiu o cargo prometendo atenção especial na infraestrutura de escolas, com reformas de unidades estaduais de ensino, além de ensino técnico, aprendizagem com focos em indicadores como o Ideb, além dos programas Universidade Gratuita e Fundo de Desenvolvimento da Educação Superior (Fundes), que oferecem bolsas de ensino em universidades comunitárias e particulares de SC.
Leia também
Luciane Ceretta assume a Educação de SC em meio a desafio no Universidade Gratuita
Três casos suspeitos de gripe aviária em SC, incluindo em granja comercial, são descartados
Santa Catarina entra na rota dos apartamentos “inteligentes”
 
				 
                                     
                            
                            



