O deputado estadual do Paraná, Renato Freitas (PT), se envolveu em uma polêmica nesta quarta-feira (19). O parlamentar foi flagrado durante uma briga em uma rua do Centro de Curitiba. O momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Quem é Renato Freitas

Renato de Almeida Freitas Junior nasceu na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, no dia 12 de dezembro de 1983. Sua mãe é natural de Princesa Isabel, município da Paraíba, mas fugiu da região devido à miséria e violência, de acordo com informações da sua própria biografia. Em pouco tempo, a família se mudou a Piraquara, no Paraná.

Veja fotos

Aos 11 anos, Renato passou a estudar em Curitiba graças aos empregadores de sua mãe, que pagavam a sua passagem de ônibus. Quando tinha 14 anos, a família se mudou para Pinhais, município vizinho, pois seu irmão sofria ameaças em Piraquara.

Em razão do fraco desempenho escolar causado pela baixa frequência, Renato concluiu o ensino fundamental através de supletivo.

De acordo com sua biografia, disponibilizada no site da Assembleia Legislativa do Paraná, nessa época Renato começou a frequentar uma biblioteca pública e pegou gosto pelo xadrez. Aos poucos, começou a competir em torneios municipais, estaduais e nacionais.

Continua depois da publicidade

Estudos e vida política

Em 2004, Renato ingressou no curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR), mas evadiu do curso, pois os horários não o permitiam trabalhar. Freitas se graduou e fez mestrado em Direito pela mesma universidade.

Pesquisador na área de Direito Penal, Criminologia e Sociologia da Violência, já trabalhou na Defensoria Pública do Estado do Paraná e atuava como professor universitário e advogado popular.

Renato Freitas já foi vereador de Curitiba. Foi eleito em 2020 pelo PT com 5.097 votos. Líder da oposição na época, estava em seu primeiro mandato no Legislativo quando foi eleito deputado estadual.

Autodeclarado de esquerda, Renato participou de três eleições. Em 2016, disputou uma das vagas para a Câmara de Curitiba pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). Em 2018, já pelo PT, foi candidato a deputado estadual, quando obteve 15 mil votos.

Continua depois da publicidade

No terceiro pleito consecutivo, para a Câmara Municipal de Curitiba, conquistou uma das cadeiras com 5.097 votos.

Em 2022, se elegeu deputado estadual no Paraná com 57.880 votos.

Deputado estadual passa por exames após se envolver em briga

A briga aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) no Centro de Curitiba, capital do estado vizinho. Nos vídeos compartilhados na internet, é possível ver o deputado, vestido com uma camiseta amarela, e outro homem se agredindo fisicamente.

O deputado incita a briga no início do vídeo, falando ao homem de camiseta preta: “Vamos, bonitão.” Em certo momento, o parlamentar é atingido com um soco no rosto e cai no chão, mas logo levanta e os dois continuam as agressões.

Até o momento, não há informações oficial sobre o que motivou a confusão. Ao NSC Total , a equipe do deputado estadual Renato Freitas (PT) afirmou que o parlamentar passou por atendimento médico e realizou alguns exames.

Continua depois da publicidade

Após receber alta, ele deverá se pronunciar sobre o assunto oficialmente.

Quebra de decoro

Em nota, a Assembleia Legislativa do Paraná confirmou que recebeu, até o momento, quatro representações por quebra de decoro conta o deputado Renato Freitas.

“Os processos serão encaminhados ao Conselho de Ética, a instância competente para avaliar a responsabilidade e julgar a conduta do deputado”, afirmou a assembleia.

Confira o momento da briga