Nesta quinta-feira (27), o mundo do cinema perdeu uma de suas lendas mais versáteis e talentosas: Gene Hackman. O ator e sua esposa, Betsy Arakawa, foram encontrados mortos em casa, no Novo México. Hackman deixou uma marca em Hollywood, estrelando vários filmes que se tornaram clássicos.

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Quem era Gene Hackman

Eugene Allen Hackman nasceu em San Bernardino, Califórnia, e cresceu em Danville, Illinois. Sua infância foi marcada por dificuldades familiares; o pai, que trabalhava como assessor de imprensa, era agressivo, e seus pais constantemente brigavam.

Gene encontrou refúgio nos cinemas, onde se identificava com rebeldes como Errol Flynn e James Cagney. Aos 13 anos, seu pai abandonou a família, um golpe doloroso para o jovem Gene. Sua mãe, lutando contra o alcoolismo, vivia em conflito com a avó de Gene, com quem moravam.

Continua depois da publicidade

Aos 16 anos, buscando escapar do ambiente familiar conturbado, Gene mentiu sobre sua idade e se alistou na Marinha dos EUA. “Famílias disfuncionais geraram muitos atores muito bons”, disse Hackman em uma entrevista ao The New York Times em 2001.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Como ele começou na carreira

Após deixar a Marinha, Hackman se matriculou no Pasadena Playhouse, uma escola de artes cênicas na Califórnia. Curiosamente, ele e seu colega Dustin Hoffman foram considerados os “menos propensos a ter sucesso”. No entanto, Hackman provou que seus críticos estavam errados.

Seu primeiro papel de destaque foi em “Meu Pai, Um Estranho”, de 1970, que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar. A década de 1970 viu Hackman se tornar um dos atores mais produtivos de Hollywood, estrelando filmes como “Jovem Frankenstein”, “O Espantalho” e “Operação França”.

Continua depois da publicidade

Carreira marcada pela versatilidade

Hackman era conhecido pela versatilidade e habilidade em interpretar uma ampla gama de personagens. Ele trabalhou com alguns dos maiores diretores de cinema, de Francis Ford Coppola a Clint Eastwood.

Além de seus papéis dramáticos, Hackman também deixou sua marca na cultura pop ao interpretar o icônico vilão Lex Luthor nos filmes “Superman – O Filme” e “Superman II – A Aventura Continua”.

Vida pessoal

Em 1956, Hackman se casou com Fay Maltese, com quem teve três filhos: Christopher, Elizabeth e Leslie. O casal se divorciou em meados da década de 1980. Em 1991, ele se casou com Betsy Arakawa, uma pianista clássica.

Continua depois da publicidade

Fora da atuação, Hackman gostava de pintar, fazer acrobacias aéreas, corridas de stock car e mergulho em alto mar. Em seus últimos anos, ele se dedicou à escrita de romances e viveu em seu rancho em Santa Fé, Novo México. Ele apreciava a vista das Montanhas Rochosas do Colorado e disse que preferia ver as montanhas do que ver um filme na televisão.

Relembre personagens de Gene Hackman

Gene Hackman ganhou dois Oscars

Ao longo da carreira, Gene Hackman foi indicado a cinco Oscars, vencendo duas vezes.

Continua depois da publicidade

  • “Operação França” (1971): Hackman ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator por sua interpretação do detetive Jimmy “Popeye” Doyle neste suspense policial. O filme, dirigido por William Friedkin, é considerado um clássico do gênero e é conhecido por suas cenas de ação e roteiro.
  • “Os Imperdoáveis” (1992): Sua segunda estatueta veio como Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação neste faroeste dirigido e estrelado por Clint Eastwood. No filme, Hackman interpreta Little Bill Daggett, um xerife cruel e implacável.

Outros filmes de sucesso do ator

Além de seus papéis vencedores do Oscar, Hackman estrelou muitos outros filmes aclamados pela crítica e pelo público, incluindo:

  • Bonnie e Clyde (1967)
  • Jovem Frankenstein (1974)
  • Reds (1981)
  • Sem Saída (1987)
  • Os Excêntricos Tenenbaums (2001)

Continua depois da publicidade

A aposentadoria de Gene Hackman

O último papel de Hackman foi em “Bem-vindo a Mooseport”, em 2004. Após esse filme, ele se afastou de Hollywood para viver uma vida mais tranquila no Novo México. Em 2008, ele confirmou sua aposentadoria da atuação.

— Não dei uma entrevista coletiva para anunciar minha aposentadoria, mas sim, não vou mais atuar. Nos últimos anos, me disseram para não dizer isso, caso surgisse algum papel realmente maravilhoso, mas eu realmente não quero mais fazer isso — disse Hackman à Reuters.

Leia também:

Ator Gene Hackman é encontrado morto com a esposa e cachorro em circunstâncias misteriosas

Continua depois da publicidade