A escritora britânica Sophie Kinsella, autora da série de livros de Becky Bloom que foi febre nos anos 2000, morreu na sexta-feira (5), aos 55 anos, segundo sua família à rede BBC. A autora, cujo nome real era Madeleine Sophie Wickham, recebeu diagnóstico de um câncer cerebral avançado em 2022.

Continua depois da publicidade

Jornalista de formação, sua obra mais conhecida foi Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, história leve e bem-humorada de uma consumidora compulsiva. No Brasil, o livro de 2000 foi editado pela Record, assim como outros volumes da série.

O livro estourou entre leitoras, virou best-seller mundial e rendeu uma série com oito continuações, além de um filme protagonizado por Isla Fisher em 2009.

Quem era Sophie Kinsella

Sophie Kinsella era o pseudônimo de Madeleine Sophie Townley. A autora britânica nasceu em Londres, Inglaterra em 12 de dezembro de 1969.

Continua depois da publicidade

Estudou música na New College, em Oxford durante um ano antes de mudar para Política, Filosofia e Economia (PPE). Sophie chegou a trabalhar como jornalista financeira até seus 24 anos, e foi durante esse período que escreveu a obra The Tennis Party, seu primeiro romance. O livro foi um sucesso e entrou para os top 10 mais vendidos.

Com o sucesso, a autora decidiu publicar mais seis livros, sendo um por ano até 2001, utilizando seu nome verdadeiro. Logo, como Madeleine Wickham, publicou sete livros no total, sendo que apenas três foram traduzidos para o português.

Em 2000, ela enviou anonimamente para sua editora o primeiro volume da Série Becky Bloom, Os delírios de consumo de Becky Bloom, sob o pseudônimo de Sophie Kinsella. O livro, como todos sabem, se tornou um sucesso mundial.

Continua depois da publicidade

Além disso, uma curiosidade interessante é que Sophie Kinsella é irmã da autora Gemma Townley (Quando em Roma, Manual para românticas incorrigíveis; 1 milhão de motivos para casar, entre outros) e de Abigail Townley, que é advogada.

*Sob supervisão de Pablo Brito