A atuação de uma massa de ar seco e frio em Santa Catarina deve derrubar as temperaturas já na manhã de terça-feira (28). Na Serra e em trechos do Meio-Oeste catarinense, os termômetros devem marcar entre 0ºC e 3ºC nas primeiras horas do dia. Nesses locais, há chance de formação de geada, segundo a Defesa Civil estadual. (veja abaixo as cidades em que o fenômeno pode ocorrer)

Continua depois da publicidade

Veja imagens da geada na Serra de SC

Já no Extremo Oeste e Oeste catarinenses, as temperaturas devem ficar entre 4°C e 7°C no amanhecer. O risco é entre baixo e moderado para ocorrências relacionadas ao frio intenso de madrugada nessas regiões.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta amarelo para a queda acentuada da temperatura em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo o Inmet, a condição deve seguir entre a madrugada desta segunda-feira (27) até a noite de terça-feira.

Já no Litoral Sul, as temperaturas devem estar entre 7°C e 12°C nas primeiras horas do dia. Entre a Grande Florianópolis Litorânea, Médio e Vale do Itajaí e Litoral Norte, são esperados valores entre 11°C e 17°C.

Continua depois da publicidade

Como ficam as temperaturas durante a tarde em SC?

Entre a tarde e a à noite, a nebulosidade passa a aumentar em todas as regiões catarinenses e a chuva volta a ocorrer com fraca intensidade, especialmente nas regiões mais próximas ao Paraná.

Em função disso, as temperaturas máximas não sobem muito, ficando próximas dos 20°C e 22°C na maioria das regiões de Santa Catarina.

Temporais isolados atingem Estado a partir de terça-feira

A Defesa Civil emitiu, nesta segunda-feira (27), um aviso meteorológico para de chuva pontualmente intensa e temporais isolados, especialmente do centro ao litoral catarinense. Os temporais devem atingir o Estado a partir da noite de terça-feira.

O risco, segundo o órgão, é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.

Continua depois da publicidade

Na quarta-feira (29), os temporais se intensificam mais no Estado. Há chances para raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Regiões em amarelo estão sob risco maior para ocorrências associadas aos temporais (Foto: Defesa Civil, Reprodução)

Veja as cidades em alerta de geada

Santa Catarina (SC)

  • Abdon Batista
  • Anita Garibaldi
  • Bocaina do Sul
  • Bom Jardim da Serra
  • Bom Retiro
  • Campo Belo do Sul
  • Capão Alto
  • Celso Ramos
  • Cerro Negro
  • Correia Pinto
  • Lages
  • Lauro Müller
  • Morro Grande
  • Orleans
  • Painel
  • Palmeira
  • Rio Rufino
  • São Joaquim
  • São José do Cerrito
  • Timbé do Sul
  • Urubici
  • Urupema

Rio Grande do Sul (RS)

  • Água Santa
  • André da Rocha
  • Anta Gorda
  • Antônio Prado
  • Arvorezinha
  • Barracão
  • Bento Gonçalves
  • Boa Vista do Sul
  • Bom Jesus
  • Cacique Doble
  • Camargo
  • Cambará do Sul
  • Campestre da Serra
  • Capão Bonito do Sul
  • Capitão
  • Carlos Barbosa
  • Casca
  • Caseiros
  • Caxias do Sul
  • Ciríaco
  • Coqueiro Baixo
  • Coronel Pilar
  • Cotiporã
  • David Canabarro
  • Dois Lajeados
  • Doutor Ricardo
  • Encantado
  • Esmeralda
  • Fagundes Varela
  • Farroupilha
  • Flores da Cunha
  • Fontoura Xavier
  • Garibaldi
  • Gentil
  • Guabiju
  • Guaporé
  • Ibiaçá
  • Ibiraiaras
  • Ibirapuitã
  • Ilópolis
  • Imigrante
  • Ipê
  • Itapuca
  • Jaquirana
  • Lagoa Vermelha
  • Marau
  • Mato Castelhano
  • Montauri
  • Monte Alegre dos Campos
  • Monte Belo do Sul
  • Mormaço
  • Muçum
  • Muitos Capões
  • Muliterno
  • Nicolau Vergueiro
  • Nova Alvorada
  • Nova Araçá
  • Nova Bassano
  • Nova Bréscia
  • Nova Pádua
  • Nova Prata
  • Nova Roma do Sul
  • Paraí
  • Passo Fundo
  • Pinhal da Serra
  • Pinto Bandeira
  • Pouso Novo
  • Protásio Alves
  • Putinga
  • Relvado
  • Roca Sales
  • Sananduva
  • Santa Cecília do Sul
  • Santa Tereza
  • Santo Antônio do Palma
  • Santo Expedito do Sul
  • São Domingos do Sul
  • São Francisco de Paula
  • São Jorge
  • São José do Herval
  • São José do Ouro
  • São José dos Ausentes
  • São Marcos
  • São Valentim do Sul
  • Serafina Corrêa
  • Soledade
  • Tapejara
  • Tio Hugo
  • Tupanci do Sul
  • União da Serra
  • Vacaria
  • Vale Real
  • Vanini
  • Veranópolis
  • Vespasiano Corrêa
  • Vila Flores
  • Vila Lângaro
  • Vila Maria
  • Vista Alegre do Prata

Continua depois da publicidade