Carlo Acutis era um adolescente italiano com paixão pela tecnologia e pela fé. Ele criou um site para catalogar milagres e divulgava conteúdo cristão online, ganhando o apelido de “influencer da santidade”. Até que ele mesmo acabou operando um milagre no Brasil, ato que foi reconhecido pelo papa Francisco e resultou no anúncio da canonização do garoto.
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
O adolescente, que morreu em 2006, será canonizado em abril deste ano. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco, destacando a vida inspiradora do jovem falecido aos 15 anos, vítima de leucemia.
Assim, o jovem italiano, conhecido por sua devoção e talento tecnológico, será declarado santo pela Igreja Católica. Saiba mais sobre sua história e os milagres atribuídos a ele.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Quem foi Carlo Acutis?
Mesmo jovem, Carlo deixou um legado de devoção e inovação. Sua morte precoce não impediu que sua influência continuasse a crescer, especialmente após o reconhecimento de milagres atribuídos a ele.
O milagre no Brasil
Em 2010, uma criança de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi curada de uma doença grave após tocar uma roupa que continha o sangue de Carlo Acutis. O caso foi reconhecido pelo Vaticano como um milagre.
“A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois”, relatou o padre Marcelo Tenório ao portal “g1”.
Continua depois da publicidade
Outros milagres atribuídos a Carlo
Além do milagre brasileiro, Carlo Acutis também é creditado por curar uma jovem da Costa Rica que sofreu um acidente grave. Esses eventos fortaleceram sua reputação como intercessor divino.
Em 2020, o Papa Francisco declarou Carlo beato, um passo crucial para sua canonização. Agora, em 2025, ele será oficialmente reconhecido como santo pela Igreja Católica.
A canonização em 2025
A cerimônia de canonização ocorreria durante o Jubileu dos Adolescentes, entre 25 e 27 de abril de 2025. O evento marcaria o reconhecimento definitivo de Carlo Acutis como santo. Com a morte do papa Francisco, a cerimônia foi suspensa.
Continua depois da publicidade
“Após a morte do Sumo Pontífice Francisco, comunica-se que a Celebração Eucarística e o Rito de Canonização do Beato Carlo Acutis, previstos para 27 de abril de 2025, segundo Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia, por ocasião do Jubileu dos Adolescentes, estão suspensos”, disse em nota a instituição religiosa. Nova data para a canonização ainda não foi informada.
O corpo de Caro Acutis está preservado no Santuário do Despojamento em Assis, na Itália, e continua a atrair peregrinos de todo o mundo, inspirando fé e devoção.
O legado de Carlo Acutis
A história de Carlo Acutis mostra como a fé e a tecnologia podem se unir para inspirar milhões.
Continua depois da publicidade
Com sua canonização, Carlo deve se tornar um símbolo moderno de devoção, mostrando que a santidade não tem idade e pode ser alcançada mesmo por quem menos se espera.
Leia também
Quais são os santos que protegem e reconciliam os relacionamentos
O que é broncoespasmo, condição que piorou estado de saúde do papa Francisco
