Erik e Lyle Menendez chocaram o mundo ao matar os próprios pais, o executivo musical José Menendez e sua esposa, Kitty, com tiros de espingarda em 1989, em Beverly Hills. A brutalidade do crime, cometido na noite de 20 de agosto, e o perfil midiático dos envolvidos tornaram o caso amplamente noticiado. A estreia da série “Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais”, da Netflix, trouxe o caso de volta aos holofotes, colocando em questão a possibilidade de liberdade condicional para os irmãos após 34 anos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Isso porque, após controvérsias sobre o caso surgirem, promotores até chegaram a pedir a liberdade condicional de ambos. O caso será analisado em novembro de 2024. E o que for decidido pode mudar o destino do longo julgamento realizado na década de 1990, em que ambos os irmãos foram condenados à prisão perpétua. Confira a seguir quem são os irmãos Menendez, e saiba mais sobre o crime.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o caso dos irmãos Menendez

Quem são os irmãos Menendez?

Em 1989 Erik e Lyle Menendez tinham, respectivamente, 18 e 21 anos.. Ambos viviam uma vida de luxo, já que o pai era um dos empresários mais conhecidos do mundo da música na época. De acordo com os depoimentos e as investigações da época, os irmãos assassinaram a tiros os próprios pais, José e Kitty Menendez, por conta de uma série de abusos físicos e psicológicos que teriam sofrido de ambos.

Após o crime, os irmãos Menendez inicialmente não foram considerados suspeitos e chegaram a usar a herança dos pais para compras de carros de luxo, apartamentos e outros itens. O uso do dinheiro começou a despertar suspeitas e meses depois, uma gravação de uma sessão de terapia onde Erik confessava o crime a um psicólogo chegou às autoridades, levando à prisão dos irmãos. Eles foram a julgamento e, apesar das alegações de abuso, acabaram condenados à prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional.

Continua depois da publicidade

Quem eram os pais dos irmãos Menendez?

José Menendez era um imigrante cubano que construiu uma carreira de sucesso na indústria musical. A imagem pública dos Menendez refletia prosperidade e influência, mas, segundo Erik e Lyle, essa fachada escondia um lar marcado por violência e abuso.

Kitty Menendez, nascida Mary Louise Anderson, era mãe de Erik e Lyle Menendez e esposa de José Menendez. Ela cresceu em Illinois, nos Estados Unidos, onde, durante a juventude, sonhava em se tornar atriz, mas acabou direcionando sua vida à família e aos filhos. Conheceu José Menendez na faculdade, e os dois se casaram em 1963. José e Kitty tinham 45 e 47 anos quando morreram, respectivamente.

Durante o julgamento, os irmãos alegaram que o assassinato foi o ápice de uma vida de abusos físicos, psicológicos e sexuais, cometidos pelo pai com a conivência de Kitty. Os advogados de Erik e Lyle alegaram que Kitty sabia dos abusos perpetrados por José contra os filhos, mas que, mesmo assim, permaneceu passiva diante da situação.

Continua depois da publicidade

Por que o caso é polêmico?

O julgamento dos irmãos foi um dos primeiros a ser televisionado nos EUA e atraiu uma enorme atenção midiática. Após um primeiro veredito inconclusivo, uma nova audiência — dessa vez, privada — foi realizada, em 1996. Então, os irmãos foram finalmente condenados à prisão perpétua. A brutalidade com que eles atingiram os pais, além de uma primeira negação da autoria, foram apontados como agravantes para a condenação.

Recentemente, a apresentação de novas provas de abuso sofrido por Erik e Lyle, incluindo uma carta escrita por Erik a uma prima, levou o promotor de Los Angeles, George Gascon, a recomendar a substituição da sentença original por uma que permita liberdade condicional. A repercussão da série e o depoimento de Roy Rosselló, ex-integrante da banda Menudo, também podem mudar a análise do caso. O ex-cantor afirmou que também sofreu abusos do pai dos irmãos Menendez.

Leia também

Quem é Gypsy Rose, jovem que arquitetou assassinato da mãe e inspirou série “The Act”

Georgie & Mandy’s First Marriage: Elenco e tudo sobre o novo spin-off de Young Sheldon

Entenda por que “A Substância” irá concorrer como filme de comédia no Globo de Ouro 2025

Destaques do NSC Total