Com o fim da Mostra Competitiva após nove noites, o 42º Festival de Dança de Joinville anunciou os vencedores dos prêmios especiais. A premiação celebra os grupos e dançarinos que se destacaram durante as apresentações da competição. Todos os premiados voltam ao palco na Noite dos Campeões, nesta sexta (1º) e sábado (2).

Continua depois da publicidade

Pela terceira vez consecutiva, a Cia Jovem Basileu França, de Goiás, levou o título de Melhor Grupo no maior festival de dança do mundo. Durante a Mostra Competitiva deste ano, a companhia já havia conquistado o lugar mais alto do pódio nas categorias de Balé Clássico de Repertório e Balé Neoclássico. 

O troféu Daniel Camargo, que incentiva os jovens talentos da categoria Júnior, e o prêmio de melhor bailarina ficaram com Marcus Vinicius Chagas e Antônia Manrique, ambos da campeã Cia Jovem Basileu França.

Já Vinicius Gonzaga, do Raça Centro de Artes, de São Paulo, conquistou o título de melhor bailarino. A mesma companhia também foi premiada com o melhor coreógrafo, Lucas Maia.

Para melhor apresentação da Mostra, O Arquivo 1958, do Street Company Tatiana Souza, do Paraná, foi a coreografia definida como vencedora. Por fim, o prêmio especial ficou com o Estúdio Movimento em Foco, de São Paulo, pelo design do espetáculo Além dos Limites, inspirado em Wicked, campeão da segunda noite da competição.

Continua depois da publicidade

Como funciona a escolha dos premiados

Conforme a organização do Festival, a indicação dos dançarinos e a escolha dos vencedores é realizada por uma comissão de especialistas formada por bailarinos, coreógrafos e professores de diferentes gêneros. Os contemplados ainda recebem medalha de ouro e premiações em dinheiro. 

Todos os grupos premiados voltam a se apresentar nas Noites dos Campeões Júnior e Sênior, nos dias 1º e 2 de agosto, a partir das 19h, no palco do Centreventos Cau Hansen.

*Sob supervisão de Fernanda Silva

Leia também

Grupo de SP se destaca e vence duas categorias na última noite competitiva do Festival de Dança

Festival Meia Ponta emociona público com os jovens talentos da dança em Joinville