Rafael Moura, atacante aposentado e ex-jogador do Figueirense, completou a prova do Ironman Brasil, realizada em Florianópolis, no último domingo (1º). Ele foi um dos 1.782 atletas que cruzaram a linha de chegada no evento, considerado o maior triatlo do mundo.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Taccone quebra recorde e vence Ironman Brasil; Messias faz a melhor maratona da história

Em entrevista ao ge, o ex-atacante, que tem passagens por clubes como Fluminense, Corinthians, Atlético-MG, Goiás, América-MG, Internacional e Lorient (França), revelou que o Ironman foi o maior desafio de sua vida.

A experiência surgiu após a aposentadoria, encontrando na modalidade, já praticada por sua esposa, uma maneira de manter uma rotina esportiva fora dos gramados. Rafael classificou o novo hobby como uma forma de terapia, especialmente após a perda da mãe, pouco antes de encerrar a carreira, o que o ajudou a superar a depressão.

Continua depois da publicidade

Confira fotos do Ironman Brasil 2025

Antes de enfrentar o Ironman Full, ele participou de provas do Ironman 70.3, que consiste em metade das distâncias do evento principal: 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Já no Ironman Brasil, as distâncias dobram, totalizando 226 km entre as três modalidades.

— Voltei a Floripa de uma maneira diferente. Agora não sou mais o He-Man, eu sou o Ironman. Tô muito feliz por poder concluir da maneira que eu fiz, com o tempo que fiz. Muito orgulho do meu feito. O grande diferencial do triatlo é que, no futebol, a gente tem muita cobrança, e aqui, quando a gente entrava na Búzios (avenida em Jurerê), todo o público que acompanhou fez com que nós conseguíssemos completar a prova, com muito carinho e incentivo — disse Rafael em entrevista ao Jornal do Almoço, da NSC.

Competindo na categoria amadora, Rafael Moura, o “He-Man”, concluiu a prova em 11 horas, 38 minutos e 28 segundos. Ele ficou na 878ª posição entre os homens, 229ª na faixa etária de 40 a 44 anos, e 979º na classificação geral.

Rafael Moura no Ironman Brasil:

  • Natação: 1h31min29s
  • Transição 1: 14min29s
  • Ciclismo: 5h32min02s
  • Transição 2: 7min51s
  • Corrida: 4h12min40s