Um das melhores frutas do mundo é asiática com casca roxa e tem polpa que “derrete na boca”. O nome da fruta é mangostão.

Continua depois da publicidade

Ela aparece em nono lugar no ranking especializado do site TasteAtlas, deixando outras milhares de frutas para trás.

O mangostão tem um sabor único, que lembra uma mistura de pêssego, uva e morango. Consegue imaginar?

A melhor parte é que essa “rainha das frutas” já pode ser cultivada aqui no Brasil. Estados como a Bahia, o Pará e o Espírito Santo já possuem plantações dessa fruta.

Continua depois da publicidade

Sabor que mistura pêssego, uva e morango

A nona melhor fruta do mundo tem uma mistura sensorial que é o que mais chama atenção. O gosto é uma mistura de uva, morango e pêssego. Pode ser complexo de imaginar e só por isso já vale a experiência.

A polpa é branca, suculenta e mistura elementos doces, com alguns pontos de acidez bem leves. Isso fez com que o mangostão não seja consumido apenas cru, mas também muito utilizado na culinária, principalmente por aqueles confeiteiros e chefs que gostam de fazer pratos com personalidade.

Continua depois da publicidade

Tem mais um ponto a favor do mangostão que é a textura. Quando se morde a fruta ela parece derreter na boca, levando frescor e sofisticação para o paladar. Ou seja, uma combinação de sabores, textura e particularidades que fazem jus ao lugar da fruta no ranking.

Por que é chamada de “Rainha das Frutas”?

O título de “rainha das frutas” que o mangostão não é só por causa do sabor e textura. Ele vem da Rainha Vitória, da Inglaterra, que apreciava muito a fruta. Conta a história que a monarca oferecia recompensas a quem levasse mangostão até o palácio.

Por ser tropical asiático, o fruto era difícil de encontrar e transportar da Ásia para a Europa. A fama do mangostão já começava ali, sendo considerado algo nobre, exclusivo e associado ao luxo e riqueza.

Continua depois da publicidade

É possível plantar uma das melhores frutas do mundo no Brasil

O cultivo do mangostão não é nada fácil. Leva de 8 a 10 anos para que a árvore dê a primeira safra. A temperatura tem que ser constante, nem muito frio, nem muito quente. A umidade precisa ser elevada e o solo drenado.

Isso dificulta o cultivo do mangostão em clima equatorial ou tropical úmido. Por crescer lentamente, é difícil encontra agricultores que queiram investir nesse plantio. O transporte não é nada fácil e ela não costuma aguentar deslocamentos muito longos.

A boa notícia é que já existe plantio do mangostão no Brasil. As plantações podem ser encontradas no sul da Bahia, no Espírito Santo e também no Pará. Quem estiver em lugares com o clima parecido com essas regiões pode tentar plantara árvore do mangostão em casa.

Continua depois da publicidade

A única coisa que a pessoa precisa saber é que o processo é lento, e o solo precisa se manter fértil e livre de encharcamentos.

Mesmo assim pode valer muito a pena ter em casa a “rainha das frutas” e a nona melhor fruta do mundo.

Leia também

Sofre com intestino preso? A fruta que a União Europeia reconhece como aliada da digestão

O mundo secreto sob seus pés: o que existe por baixo da areia da praia, segundo a ciência

Caso inédito na medicina: o parasita de píton que foi encontrado vivo no cérebro de uma humana