As rajadas de vento responsáveis por derrubar a estátua da Havan em frente à loja de Guaíba, no Rio Grande do Sul, chegaram a 85 km/h durante o temporal dessa segunda-feira (15), informou a prefeitura de Porto Alegre. Segundo a Defesa Civil, ao menos 49 municípios reportaram danos. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
Imagens impressionantes, divulgadas nas redes sociais, mostram o momento que a estrutura de 24 metros é derrubada com a força do vento. Até as 21h dessa segunda-feira, equipes ainda atuavam para remover os destroços, que ficaram inclinados sobre a base.
A parte superior da escultura foi completamente destruída, com pedaços espalhados pelo estacionamento. A base permanece intacta e, com a queda, a estátua perdeu a cabeça. O corpo da escultura ficou inclinado contra a base, com rachaduras e pedaços quebrados espalhados pelo estacionamento. Não houve registro de feridos.
Segundo a Havan, todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A empresa também informou que “a área foi imediatamente isolada”.
Em outras cidades do Rio Grande do Sul, as rajadas foram ainda mais intensas: 96,3 km/h em Canoas, 99,9 km/h em Passo Fundo e 83,3 km/h em Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Veja as fotos
O que diz a Havan
“A Havan informa que a Estátua da Liberdade da megaloja de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, caiu na tarde desta segunda-feira, 15, em decorrência de fortes rajadas de vento que causaram danos e prejuízos em toda região.
Na ocasião, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia emitido alerta vermelho, com registro de ventos superiores a 90 km/h.
Não houve feridos e danos a terceiros. A área foi imediatamente isolada, seguindo todos os protocolos de segurança, e a equipe de obras da empresa deve iniciar, nas próximas horas, os trabalhos para a retirada da estrutura.
Continua depois da publicidade
A Estátua da Liberdade possui 35 metros de altura total. A parte que cedeu foi exclusivamente a estátua, com 24 metros de altura. A Havan esclarece que todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que, em Guaíba, a estrutura estava instalada desde a inauguração da megaloja, em 2020.
A empresa reforça que a prioridade é a segurança de clientes, colaboradores e da comunidade. Será realizada uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas”.






