Quem vai trajado tipicamente ou paga meia-entrada ou nem sequer paga para entrar na Oktoberfest Blumenau. Mas para ter direito a esse benefício, os foliões têm de se adaptar a algumas regras. Afinal de contas, precisa usar chapéu ou lenço? Tiara é obrigatória para as mulheres? Meião de futebol pode, ou precisa ser algum específico? A gente explica.

Continua depois da publicidade

Como comprar ingressos para a Oktoberfest

Na prática, as regras definidas pela organização da Oktoberfest Blumenau 2023 têm como objetivo padronizar as vestimentas e evitar, principalmente, que o traje típico seja utilizado de forma depreciativa ou, até, vexatória. Como forma de beneficiar aqueles que preservam as tradições alemãs, o traje bem feito e bem vestido garante tanto passe livre quanto meia-entrada em alguns dias específicos.

Vamos lá:

Regras de traje típico para homens

Continua depois da publicidade

Chapéu ou lenço

Opcional, mas se usado deve ser típico germânico. Bonés e boinas descaracterizam o traje.

Camisa

A camisa de tecido pode ser de manga curta ou comprida. As cores são opcionais, sempre harmonizando com os tecidos/cores do traje. Camiseta de malha, regata, camisa polo e tecidos estampados, salvo com símbolos/motivos da tradição germânica, descaracterizam o traje.

Colete

Opcional. Sempre em cores e detalhes típicos germânicos que harmonizem com o traje.

Suspensório

Opcional. Quando utilizado, deve ser costurado ou preso por botões (nunca preso com prendedores), transpassado nas costas, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.

Sapatos

É permitido sapato social, botina/bota e sapatênis fechados e em cores caramelo, marrom, preto ou cinza, podendo ser em tom degradê. Cadarços devem ter o mesmo tom do calçado. Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito.

Meias

São obrigatórias, preferencialmente até a altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs. Meião de futebol descaracteriza o traje.

Continua depois da publicidade

Calça ou bermuda de tecido

Os trajes típicos alemães possuem calça social até a altura do joelho ou um palmo acima. A bermuda estilo “Lederhose”, originalmente de couro, pode ser confeccionada em outros tecidos, desde que devidamente caracterizada.

Veja as regras dos trajes típicos.
Veja as regras dos trajes típicos. (Foto: Arte, NSC)

Regras de traje típico para mulheres

Acessórios

Tiara ou guirlanda florida, chapéu e lenço são de uso opcional, mas, quando utilizados, devem ser em modelos típicos germânicos.

Bolsa

Opcional. Deve ser de pequeno porte e preferencialmente em modelo típico germânico.

A composição deve combinar com o traje.

Avental

0pcional. Quando utilizados devem acompanhar a altura do vestido ou até quatro dedos acima do comprimento do mesmo.

Blusa

Mangas longas ou curtas, sem deixar o ventre à mostra. As cores são opcionais. Quando acompanhadas do colete, este deve ser típico germânico e combinar com os tecidos/cores do vestido.

Continua depois da publicidade

Vestido

Os vestidos ou saias típicas são aceitos com detalhes em renda ou bordado, originalmente longos ou até a altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima dele. A bermuda estilo “Lederhose”, originalmente masculina, pode ser usada por mulheres, com comprimento mínimo até a metade da coxa.

Sapatos

Somente será permitido o uso de sapato, sapatilha e botina fechados, sem deixar dedos e calcanhar à mostra. Devem ser nas cores que combinem com o traje podendo ser em tom degradê. Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito.

Meias

Opcionais. Devem estar preferencialmente na altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídas por polainas alemãs.

Destaques do NSC Total