A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo inicia nesta sexta-feira (6). Promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizado pela RX, o evento segue até o dia 15 de setembro no Distrito Anhembi, localizado na Zona Norte de São Paulo. A expectativa é que mais de 660 mil pessoas visitem a Bienal de São Paulo, superando o número de visitantes dos anos anteriores. 

Continua depois da publicidade

Considerado um dos maiores eventos literários da América Latina, a Bienal reúne autores, editores, livreiros e leitores e é palco de lançamentos de dezenas de livros. Nas últimas edições, autores brasileiros lançaram livros de diferentes gêneros e acolheram diferentes públicos. Além dos lançamentos, nos estandes das editoras foram vendidos livros nacionais e traduzidos.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

A última edição da feira, realizada entre os dias 2 e 10 de julho de 2022, foi considerada a Bienal das Bienais. Isso porque, a maioria das editoras que expuseram seus livros na última edição afirmaram terem quebrado recordes de vendas, inclusive com livros esgotando nas prateleiras. Editoras como HarperCollins Brasil, Ciranda Cultural, Edições Sesc, Edições Loyola, Editora Intrínseca, Rocco Editora, Editora Mostarda, Grupo Editorial Global, Globo, tiveram vendas “muito acima das expectativas”, segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Para relembrar os livros que foram sucessos na última Bienal, que teve como tema “Todo mundo sai melhor do que entrou”, preparamos uma lista com as principais publicações vendidas na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. As informações foram repassadas pelas editoras para a CBL.

Os principais livros vendidos na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Continua depois da publicidade

Confira a sinopse de algumas das obras mais vendidas na Bienal do Livro

O dia que a árvore do meu quintal falou comigo

Sinopse: Narrada em primeira pessoa, a obra acompanha o olhar de uma criança que observa o despertar de uma árvore. Disposto a saber mais, o menino conversa com a árvore e entende que ela quer ir para além do seu quintal, conhecer o mundo e se mudar para o Mar Báltico. A árvore percebe, porém, que há uma dificuldade para alcançar o que ela deseja: um muro a impede de chegar do lado de fora do terreno. Ela, então, decide comer os tijolos para superar esse obstáculo e conquistar o seu objetivo – um movimento que permitirá que ela ultrapasse seus limites.

  • Autor: Paulo Vieira
  • Número de páginas: 32

Um salto para o amor

Sinopse: Numa comédia romântica com pontos importantes sobre representatividade, acompanhamos a trajetória de Lily, uma jovem determinada a fazer qualquer coisa para evitar a falência de seu negócio – inclusive virar influencer — e que carrega grandes traumas de seu passado. Ao receber a notícia de que precisa aumentar o faturamento se não quiser declarar falência, Lily acredita que aguenta o tranco. Quando se vê tendo que enfrentar as próprias inseguranças ao se tornar a garota-propaganda da Frida, percebe que pode ser mais difícil do que imaginava, mas ela está determinada. O problema mesmo é quando seu coração começa a bater mais rápido, ao ritmo da música de um certo cantor.

  • Autora: Aione Simões
  • Número de páginas: 384

Cabeça Fria, Coração Quente

Sinopse: Escrito em primeira pessoa pela equipa técnica liderada pelo treinador Abel Ferreira , o livro “Cabeça fria, coração quente” faz uma viagem pelos bastidores das conquistas do Palmeiras nas temporadas de 2020 e 2021, culminando no bicampeonato da Copa Libertadores da América.
A obra traz as experiências e os desafios enfrentados pelos profissionais portugueses ao longo de seus 13 primeiros meses no futebol brasileiro, com revelações inéditas.

Continua depois da publicidade

  • Autores: Abel Ferreira, Carlos Martinho, João Martins, Tiago Costa, Vitor Castanheira
  • Número de páginas: 408

Heartstopper: Dois garotos, um encontro

Sinopse: Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular, especialmente querido por ser um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve, e eles ficam cada vez mais próximos. Charlie logo começa a se sentir diferente a respeito do novo amigo, apesar de saber que se apaixonar por um garoto hétero só vai gerar frustrações. Mas o próprio Nick está em dúvida sobre o que sente.

  • Autores: Alice Oseman
  • Número de páginas: 288

Tom Zé: O último tropicalista

Sinopse: Tom Zé, o último tropicalista, escrito pelo jornalista italiano e pesquisador de música brasileira, Pietro Scaramuzzo, trata-se da primeira biografia oficial deste seminal músico brasileiro. O autor percorre a trajetória de vida e da obra de Tom Zé, desde seu nascimento em Irará, em 1936, até o lançamento do álbum Sem você não A, de 2017, passando pelo seu período de ostracismo nos anos 1970 e 1980, e por sua redescoberta por público e crítica nos anos 1990. Além de cronologia, discografia e vasta quantidade de fotos do cantor, o volume conta ainda com um texto introdutório do próprio Tom Zé.

Continua depois da publicidade

  • Autor: Pietro Scaramuzzo
  • Número de páginas: 336

Abecedário de personagens do folclore brasileiro

Sinopse: Este livro reúne 141 personagens significativos e recorrentes do nosso folclore, com um recorte que busca contemplar a diversidade de origens – indígena, africana, europeia e oriental – como elemento constituinte da cultura brasileira. São humanos, bichos e seres fantásticos, que convivem e se misturam nas histórias populares. Cada personagem é apresentada em forma de verbete ilustrado, que descreve suas características físicas e psicológicas, sua origem e as narrativas em que aparece.

  • Autora: Januária Cristina Alves
  • Número de páginas: 416

Viúva de ferro

Sinopse: Em Huaxia, a maior honra concedida a uma garota é sua escolha para a função de piloto-concubina, servas conectadas a pilotos homens para juntos fornecerem energia vital às crisálidas ― máquinas de guerra gigantes que protegem a humanidade dos alienígenas além da Grande Muralha. Essa conexão mental tão intensa e poderosa entre piloto e concubina com frequência leva as jovens à morte, garantindo à família delas uma recompensa financeira do Estado. Aos dezoito anos, Wu Zetian se alista como concubina com apenas um objetivo em mente: vingança.

  • Autora: Xiran Jay Zhao
  • Número de páginas: 480

Amor & gelato

Sinopse: Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali. Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe.

Continua depois da publicidade

  • Autora: Jenna Evans Welch
  • Número de páginas: 320

Mulheres que correm com os lobos

Sinopse: Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna.

  • Autora: Clarissa Pinkola Estés
  • Número de páginas: 576

Box Harry Potter

Sinopse: A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o bruxo que assassinou seus pais.

  • Autora: J.K. Rowling
  • Número de páginas: 3067 

O Jardim de Marielle

Sinopse: O jardim de Marielle” é uma narrativa inspirada na trajetória de Marielle Franco — mulher negra, socióloga e política brasileira que defendia os direitos humanos. Com sua morte, grupos e movimentos sociais se manifestaram em todo o Brasil pedindo o fim da violência contra a mulher e a população negra. No livro, a jardineira Marielle cultiva as lindas flores de seu jardim. Ao cair num buraco, seu coração se transforma em semente e uma linda árvore cresce espalhando suas raízes pelo mundo.

Continua depois da publicidade

  • Autora: Majori Nascimento da Silva
  • Número de páginas: 16

Box Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas

Sinopse: Por meio de poesias sensíveis e profundas, a autora homenageia, celebra e canta a vida de 20 mulheres com histórias inspiradoras, de sucesso e de superação, sendo ela mesma uma mulher talentosa e inspira- dora. Assim como Flávia, a maioria das mulheres elencadas é negra e brasileira, mas também há destaque para mulheres indígenas, brancas e estrangeiras. Elas atuam em diversas áreas, mas todas unem suas atividades profissionais com ações afirmativas e sociais.

  • Autora: Flávia Martins de Carvalho
  • Número de páginas: 48

Ou Isto ou Aquilo

Sinopse: A autora convida as crianças a se aproximarem da poesia, brinca com as palavras, explora a sonoridade, o ritmo, as rimas e a musicalidade. O tema do livro é que a vida é feita de escolhas e estas muitas vezes são difíceis de resolver, o cotidiano marcado pela dúvida e pela dificuldade de decisão é poetizado. A poesia em Ou isto ou aquilo usa recursos de aliteração, assonância, paranomásia, alternâncias vocálicas e outras figuras fônicas.

  • Autora: Cecília Meireles
  • Número de páginas: 64

Colecionador de Pedras

Sinopse: Livro com a voz da periferia de São Paulo e do mundo, um poesia autentica e vivida, assim é o Colecionador de Pedras . Um Livro que dá voz a população carente, os textos retratam uma realidade dura mais verdadeira da nossa sociedade que ilustram o cotidiano daqueles que “colecionam pedras” e que não veem melhores alternativas do que nutrir a esperança de dias melhores.

Continua depois da publicidade

  • Autor: Sérgio Vaz
  • Número de páginas: 272

Você ligou para o Sam

Sinopse: A jovem de dezessete anos Julie Clarke tinha toda a sua vida planejada ao lado do namorado, Sam. Mas ele morre em um acidente de carro e tudo perde o sentido. Devastada pela dor, ela começa a se livrar de todas as coisas dele e enterrar as memórias que dividiam. Mas Julie decide que precisa ouvir a voz do namorado pela última vez, nem que seja a mensagem gravada da caixa postal. Por isso, Julie liga para ele. E Sam atende.

  • Autor: Dustin Thao
  • Número de páginas: 336

Battle Royale

Sinopse: Em 1997, o jornalista e escritor japonês Koushun Takami sofreu uma grande decepção. O manuscrito de seu romance de estreia havia chegado à final do Japan Grand Prix Horror Novel, concurso literário voltado para a ficção de terror, mas acabou preterido. Não era para menos. Embora habituado a tramas assustadoras, o júri se alarmou com a história do jogo macabro entre adolescentes de uma mesma turma escolar que, confinados numa ilha, têm de matar uns aos outros até que reste apenas um sobrevivente. Detalhe: o organizador da sangrenta disputa é o próprio Estado japonês, imaginado pelo autor como uma totalitária República da Grande Ásia Oriental. O livro, intitulado Battle Royale, só seria lançado em 1999, espalhando um rastro de polêmica – vendeu mais de 1 milhão de exemplares e foi comentado no Japão inteiro.

  • Autor: Koushun Takami
  • Número de páginas: 664

O varal das letras

Sinopse:

A obra conta a história de Ana Bela, uma professora muito especial que tem um baú onde guarda as letras do alfabeto inteiro. Porém, as letras são espertas e não podem ver o baú aperto que logo fogem para brincar. No decorrer da história, as crianças vão descobrir o que as letras aprontam quando fogem do baú.

Continua depois da publicidade

  • Autora: Ieda Nilza da Silva
  • Número de páginas: 32

Coisas que guardei pra mim

Sinopse: Coisas que guardei para mim conduz o leitor à reflexão sobre tudo aquilo que costumamos guardar para nós mesmos sem externarmos: o nosso sofrimento, a nossa alegria, o nosso amor, o nosso aprendizado. Profundo e poético, com ilustrações sensíveis de Laerte Silvino, o leitor encontra uma palavra que aquece o coração, que faz pensar, entender o que se passa com cada um de nós e, muitas vezes, provoca um sorriso que chega aos olhos, com a certeza de que a autora escreveu o livro para cada um de nós.

  • Autora: Samara A. Buchweitz
  • Número de páginas: 144

O que esperar da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, edição de 2022, as vendas também surpreenderam no Espaço Cordel e Repente, dedicado à cultura popular nordestina. Ao todo, foi realizada a venda de 18.900 cordéis e 6.500 livros. Para a edição de 2024, a expectativa é que siga a tendência de lançamentos, vendas e celebração da literatura de cordel com debates, palestras, shows, oficinas, contação de histórias e apresentações artísticas de repentistas e recitadores. Ao todo, serão realizadas 95 atividades no local, que irá contar com a presença de Daniel Gonzaga

Além disso, neste ano, a Bienal Internacional do Livro seguirá tendo espaço dedicado às crianças. No espaço Infâncias estarão presentes os autores Itamar Vieira Júnior, que faz sua estreia na literatura para crianças com a obra Chupim, em coautoria com a artista plástica Manuela Navas. Regina Drummond estará presente contando a história “A menina que comia livros”. Além disso, está prevista a realização de um jogo interativo e oficina com o jogo de cartas “Natureza fora da caixinha”, com as autoras Bete Rodrigues e Juliana Gatti.

Continua depois da publicidade

Leia também:

4 livros infantis para conhecer na Bienal do Livro de São Paulo

13 livros para conhecer na Bienal do Livro de São Paulo

Escritora de Joinville celebra sucesso de livros infantis sobre o jacaré Fritz: “Crianças amaram”

Conheça cinco livrarias com café em Florianópolis para aproveitar no final de semana

Destaques do NSC Total