Avaí e Chapecoense são os times que vão disputar, nos dois próximos sábados (15 e 22 de março, respectivamente), o título do Campeonato Catarinense de 2025. O Leão da Ilha, com 18 conquistas, pode se isolar como o clube mais vezes vencedor da principal competição estadual, enquanto o Verdão, também entre os maiores campeões, busca levantar a mais desejada taça do futebol de Santa Catarina pela oitava vez.
Continua depois da publicidade
Final de Campeonato Catarinense envolvendo Avaí e Chapecoense também não é novidade. Os dois times já decidiram o estadual por cinco vezes. No retrospecto, vantagem para o Leão da Ilha, que foi campeão três vezes em cima do Verdão do Oeste, que ficou com duas das cinco taças disputadas.
ENQUETE: quem vai ser o campeão catarinense de 2025?
E a última vez que o Avaí comemorou o título catarinense foi justamente sobre a Chapecoense. Em 2021, ainda com os estádios sem receber público por conta das restrições de público durante a pandemia, o time da capital levantou a taça estadual pela 18ª vez.
Avaí x Chapecoense em 2021: Leão da Ilha campeão
O regulamento do Campeonato Catarinense de 2021 era semelhante ao atual, com todos os doze clubes se enfrentando em turno único na primeira fase e os oito primeiros colocados avançando para o mata-mata. A Chapecoense encerrou a primeira etapa na liderança, com 26 pontos, fato que lhe deu o direito de decidir todos os confrontos eliminatórios na Arena Condá. O Avaí foi o terceiro colocado, com 21 pontos.
Continua depois da publicidade
No mata-mata, a Chapecoense passou por Figueirense e Marcílio Dias. Já o Avaí superou o Próspera e, na semifinal, o Brusque. Leão da Ilha e verdão do Oeste avançaram para a final.
Com a final disputada em jogos de ida e volta, o Avaí fez valer o mando de campo na primeira partida e venceu por 2 a 1, com gols de Lourenço e Vinicius Leite. No segundo confronto, na Arena Condá, o empate em 1 a 1 deu o título ao Leão da Ilha.
Em 2020, Chapecoense campeã
No ano anterior, quem ficou com o título estadual foi a Chapecoense. Classificada em oitavo lugar na primeira fase, enfrentou o líder Avaí nas quartas de final. Com vitória por 2 a 0 na Arena Condá e empate em 1 a 1 na Ressacada, no jogo da volta, o Verdão do Oeste se classificou para a semifinal.
Continua depois da publicidade
O adversário na busca por uma vaga na final foi o Criciúma. A Chapecoense venceu no Oeste por 1 a 0, e foi superada no Heriberto Hülse, na volta, pelo mesmo placar. Nos pênaltis, melhor para o Verdão: vitória por 4 a 2.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
A Chapecoense disputou o título com o Brusque, que passou pelo Juventus de Jaraguá do Sul na semifinal. Com os estádios já sem receber torcedores por conta da pandemia – e com os confrontos do mata-mata, a partir das quartas de final, acontecendo após semanas de paralisação – o time do oeste levou a melhor.
Vitória por 2 a 0 no primeiro jogo, na Arena Condá, com gols de Luiz Otávio e Joílson. Na volta, no Augusto Bauer, nova vitória do Verdão, com Anselmo Ramon balançando as redes e garantindo o sétimo título estadual para a Chapecoense.
Continua depois da publicidade
Final de 2025
Avaí e Chapecoense repetem o confronto que já decidiu o Campeonato Catarinense por cinco vezes em 2025. No sábado, dia 15, o duelo será no Estádio Josué Annoni, em Xanxerê, a partir das 16h30. A partida da volta será na próxima semana, dia 22, na Ressacada, no mesmo horário. A NSC TV transmite os dois jogos, ao vivo, para todo o estado de Santa Catarina.
Por ter melhor campanha na primeira fase, o Avaí tem a vantagem de jogar por dois empates ou por dois resultados iguais em saldo de gols (vitória por 1 a 0 e derrota por 2 a 1, por exemplo, dão o título ao Leão).