Eleições, Caso Bernardo, Ebola e mais: veja 14 destaques das notícias deste ano.
Continua depois da publicidade
28 de janeiro – Greve dos ônibus na Capital
O Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre decretou greve geral dos ônibus da Capital no dia 28 de janeiro. A paralisação duraria 15 dias.
Ronaldo Bernardi / Agência RBS
Continua depois da publicidade
4 de março – Crise na Ucrânia: Rússia classifica governo ucraniano de ilegítimo
No dia 4 de março, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que “não existe presidente na Ucrânia”, que a Rada (parlamento) é apenas “parcialmente legítima” e que o atual governo de Kiev é composto de “nazistas, nacionalistas e antissemitas”. Anunciou que os preços do gás negociados com o presidente deposto, Viktor Yanukovich, voltariam aos patamares de dezembro. Putin disse, ainda, que a ação de forças russas na Crimeia é uma “missão humanitária” destinada a “proteger cidadãos de nacionalidade russa” e comentou que a renúncia do governo autônomo crimeano foi seguida de uma nova eleição pelo parlamento, no qual “mais de 60 partidos” estão representados.
Marinheiro ucraniano observa os navios russos que bloqueavam o acesso à Baía de Sebastopol, na Crimeia – Viktor Drachev / AFP
14 de março – Operação Rodin
Zero Hora e Diário de Santa Maria obtiveram autorização judicial para ter acesso e divulgar a lista dos 39 indiciados pela Polícia Federal na Operação Rodin.
Continua depois da publicidade
17 de março – Operação Lava-Jato
Em março, foi deflagrada a Operação Lava-Jato – investigação da Polícia Federal que apura desvios de recursos da Petrobras e envolve servidores públicos, políticos e empresários.
Polícia Federal/Divulgação
4 de abril – Caso Bernardo
Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, foi assassinado com uma injeção letal. O homicídio foi planejado e executado pela madrasta da criança, a enfermeira Graciele Ugolini, com ajuda da amiga Edelvânia Wirganovicz.
Reprodução
28 de abril – Dois agricultores são mortos em suposto confronto com indígenas no Norte
Conflito entre índios caingangues e agricultores resultou na morte dos irmãos Alcemar Batista de Souza, 41 anos, e Anderson Souza, 26 anos, em Faxinalzinho, pequena cidade agrícola no norte do Estado.
Continua depois da publicidade
Corpos dos agricultores foram encontrados em um matagal na Linha Coxilhão – José Bertoldi/Especial
12 de junho – Confronto na Faixa de Gaza
Novo conflito entre Israel e palestinos, desta vez motivado pelo assassinato de três adolescentes israelenses em 12 de junho, gerou uma escalada de tensão.
Mahmud Hams/AFP
8 de agosto – Surto de ebola
A Organização Mundial de Saúde declarou que a epidemia de ebola constitui “uma emergência de saúde pública que preocupa internacionalmente”.
Continua depois da publicidade
Paula Castro/Arte ZH
13 de agosto – Morte de Eduardo Campos e candidatura de Marina
Marina Silva foi confirmada como candidata à Presidência pelo PSB no lugar de Eduardo Campos, morto no dia 13 de agosto em um acidente de avião em Santos.
Bruno Alencastro/Agência RBS
19 de agosto – Médico Roger Abdelmassih é preso no Paraguai
O médico Roger Abdelmassih foi preso em Assunção, Paraguai, pela Secretaria Nacional Antidrogas paraguaia (Senad) em parceria com a Polícia Federal. Em 23 de novembro de 2010, a Justiça o condenou a 278 anos de reclusão. Ele estava foragido desde janeiro de 2011. Abdelmassih foi acusado pela justiça de crimes de estupro e atentado violento ao pudor contra pacientes e uma funcionária de sua clínica de fertilização.
AFP/Senad
22 de setembro – Prisão de Mauricio Dal Agnol
O advogado Mauricio Dal Agnol foi preso em Passo Fundo. Ele se tornou réu numa ação que o acusa de ter traído a confiança dos clientes e ficado com a maior parte de R$ 300 milhões obtidos de causas contra a BRT. Dal Agnol recebeu R$ 50 milhões de honorários para fazer um acordo com a BRT, mas teria recebido o dinheiro dos clientes e repassado, em média, apenas 20% do devido – ou, em alguns casos, absolutamente nada.
Continua depois da publicidade
Stéfanie Telles/Especial
26 de outubro – Eleições 2014
No segundo turno das eleições, José Ivo Sartori foi eleito governador do RS, e Dilma foi reeleita presidente do Brasil.
Dilma (Ichiro Guerra/Divulgação) e Sartori (Fernando Gomes/Agência RBS)
5 de novembro – Senado aprova projeto que altera a indexação das dívidas dos Estados
Após quase dois anos no Congresso, o projeto que altera o indexador que corrige a dívida dos Estados com a União foi aprovado. O texto seguiu para sanção presidencial.
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Pela proposta, o governo federal fica autorizado a trocar o indexador dos atuais 6% a 9% de juros mais IGP-DI, para 4% de juros mais Selic ou IPCA. As novas condições poderão ser aplicadas com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2013.
Continua depois da publicidade
17 de dezembro – Estados Unidos anunciam aproximação histórica de Cuba
Os Estados Unidos e Cuba deram início a uma aproximação histórica no dia 17 de dezembro, se encaminhando para retomar os laços diplomáticos e aliviar as cinco décadas de embargo comercial americano contra seu vizinho comunista. Na sequência de uma troca de prisioneiros, autoridades americanas informaram que o presidente Barack Obama estava pronto para negociar os termos para reabrir a embaixada americana em Cuba, fechada desde 1961.
Em discurso, Obama afirmou que já é hora de acabar com “enfoque antiquado sobre a ilha comunista” -Doug Mills/AFP