A cascavel, cobra das mais perigosas do mundo, é famosa pelo chocalho que leva na ponta do corpo. Mas você sabe como eles funcionam, e como o barulho característico do guizo é produzido?

Continua depois da publicidade

O veneno dessa cobra causa paralisia nos músculos, e se não tratado, a vítima para de respirar entre duas a seis horas, por não conseguir mexer o diafragma. Já o chocalho serve para alertar e espantar predadores.

O truque sonoro da cascavel: como ela engana até os ouvidos humanos

Continua depois da publicidade

*(Fotos: Banco de Imagens)

Estrutura do chocalho: segmentos que se encaixam

Ao contrário da crença popular, o guizo da cascavel não tem bolinhas soltas dentro – como um chocalho de bebê. Ele é formado por anéis ocas de queratina (a mesma proteína das unhas humanas) que se entrelaçam.

Quando a cobra vibra a cauda, esses segmentos se chocam rapidamente, produzindo o ruído de alerta. Quanto mais anéis, mais intenso e prolongado será o som.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Idade da cobra

Algumas pessoas acreditam que a quantidade de anéis no chocalho indicam a idade do animal, mas segundo conta a bióloga Daniela Sifuentes ao portal G1, isso não é verdade.

Continua depois da publicidade

Na realidade, a cobra ganha um anel de queratina cada vez que troca de pele, mas esse processo não acontece uma vez só por ano.

“Não se sabe com que frequência um indivíduo troca de pele na natureza, pois esse processo depende de uma série de fatores, dentre eles: temperatura do ambiente, idade do animal, disponibilidade de recursos (água e alimento), saúde” afirmou a bióloga.

Outra questão para se levar em conta é que as cascavéis podem perder ou quebrar a ponta da cauda durante a vida, pois é uma estrutura frágil. A quantidade de anéis pode indicar pode indicar o tempo de vida de uma cobra, mas não é um número exato e nem confiável.

Continua depois da publicidade

Leia também

Animais sentem luto por filhotes? Ciência investiga

Veja 2 sinais que indicam que você pode ter uma serpente no quintal