O segundo brasileiro com mais gols no Campeonato Francês é um zagueiro que conhece bem as bandas de Blumenau. Andrei Girotto, revelado pelo Metropolitano e com passagens no clube de 2010 a 2013, já marcou cinco vezes na Ligue 1, mais do que Neymar, Gerson e Marquinhos, por exemplo. Ele está atrás apenas de Lucas Paquetá na lista, com 7 gols.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Às vésperas de completar 30 anos, Girotto celebra a fase artilheira que vive no Nantes, hoje 9º colocado do Campeonato Francês com 32 pontos. Na vitória por 4 a 2 contra o Lorient, o zagueiro marcou um dos gols que consolidou a equipe na primeira página da tabela. E nem foi de cabeça, não, viu? Foi em uma cobrança forte de falta na entrada da grande área — o chute de longa distância, diga-se de passagem, é uma das qualidades do jogador.
— Sem dúvida é motivo de muita alegria marcar gols, ainda mais para quem joga na defesa. Tenho aproveitado bem as jogadas de bola parada e os chutes de fora da área, que sempre foram qualidades do meu jogo — disse Andrei Girotto após a vitória.
> Leia também: Metropolitano celebra 20 anos às vésperas de nova parceria de gestão e de olho na municipalização do Sesi
Continua depois da publicidade
> E mais: Acesso do BEC coloca dois times de Blumenau na Série B de SC em 2022, mas nenhum jogará na cidade
O jogador que era zagueiro, vale lembrar, chegou ao Metropolitano em 2010 como… Atacante! Algumas temporadas depois, virou volante, onde se destacou no Campeonato Catarinense — ele chegou a marcar dois gols pelo Verdão de Blumenau. Depois, foi para o América-MG, para o Palmeiras, chegou a passar pelo Kyoto Sanga, do Japão, até que retornou ao Brasil para jogar na Chapecoense.
Depois de 45 jogos e seis gols pelo Verdão do Oeste, se mudou para Nantes onde já disputa a quinta temporada com a camisa amarela. Ao todo, Girotto já tem 139 jogos oficiais com a camisa do clube francês e 10 gols marcados — metade só nesta temporada.
O Metropolitano tem um percentual do chamado mecanismo de solidariedade da Fifa por vendas do jogador. Em qualquer transação envolvendo Girotto, o clube de Blumenau receberá cerca de 1,7% do valor.
Continua depois da publicidade