nsc
santa

Chuva

Rodeio decreta situação de emergência devido aos estragos da chuva

Cidade teve alagamentos, deslizamentos de terra e ruas foram praticamente destruídas pela força da enxurrada

27/01/2021 - 17h27 - Atualizada em: 29/01/2021 - 15h45

Compartilhe

Por Daniel Nogueira
Rua alagada devido enchente, em Rodeio, Santa Catarina
Cerca de 450 edificações foram atingidas no município
(Foto: )

Devido os estragos causados pela intensa chuva na última semana, a Prefeitura de Rodeio decretou, nesta quarta-feira (27), situação de emergência. O munícipio foi um dos mais atingidos pelos temporais entre os dias 20 e 24 de janeiro, que causaram alagamentos, deslizamentos de terra e destruição em ruas. 

​​> Receba notícias de Blumenau direto no Whatsapp. Clique e entre no grupo do Santa

A Defesa Civil de Rodeio atendeu cerca de 100 ocorrências nos últimos dias, todas por consequência da chuva intensa na região. Somente no domingo foram registrados 115 milímetros de chuva. Ao todo, 450 edificações do município foram atingidas de forma direta ou indireta. A enchente, registrada no dia 20 de janeiro, deixou moradores dos bairros Kaspereit, dos Lagos e Rodeio 12 isolados. 

> Chuva em SC deixa mais de 40 pessoas desabrigadas, aponta Defesa Civil

Após um levantamente preliminar indicar prejuízos públicos e privados causados em torno de R$ 600 mil, o prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari, assinou o decreto de situação de emergência. No entanto, o trabalho de limpeza das principais vias do município já teve início nos bairros Nova Brasília, Glória e Centro.

Apesar dos estragos registrados, nenhum óbito ou vítima de ferimento grave foi registrado.

Chuva intensa

Nos últimos dias ao menos 30 municípios foram atingidos por fortes chuvas em Santa Catarina. Ao menos 14 cidades devem decretar situação de emergência, segundo divulgou a Defesa Civil estadual nesta terça-feira (26). De acordo com informativo do órgão, mais de 130 unidades habitacionais foram danificadas ou destruídas.

*Estagiário sob supervisão de Bianca Bertoli.

Colunistas