Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão (PDC), foi eleito presidente da Bolívia neste domingo (19). Com 54,5% dos votos, Paz é o primeiro presidente, em 20 anos, que não pertence ao partido do ex-presidente Evo Morales. Os resultados preliminares da eleição foram divulgados pelo Tribunal Eleitoral Boliviano por volta das 21h10min (horário de Brasília). As informações são do jornal boliviano El País.

Continua depois da publicidade

O conservador Jorge Tuto Quiroga, da aliança Liberdade e Democracia (Libre), recebeu 45,5% dos votos. As seções eleitorais, que fecharam às 16h no horário local, definiram a eleição do candidato de centro-direita, Paz, que comanda o país sul-americano até 2030.

Veja fotos

Quem é Rodrigo Paz, novo presidente da Bolívia

Rodrigo Paz Pereira nasceu em 22 de setembro de 1967, na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Formado em economia, ele já foi vereador, prefeito e, até então, atua como senador por Tarija — desde 2020.

Seu pai, Jaime Paz Zamora, foi líder do extinto Movimento da Esquerda Revolucionária e presidente da Bolívia entre 6 de agosto de 1989 e 6 de agosto de 1993.

Leia também

Reviravolta no tempo traz chance de geadas em Santa Catarina nesta semana

Continua depois da publicidade

Mulheres entre 40 e 59 anos são as principais vítimas de câncer de mama em SC