Já foi possível sentir o clima da temporada de verão que se aproxima neste sábado (29) em Santa Catarina. Com o sol que deu as caras em todo o litoral, moradores e turistas aproveitaram para curtir o dia nas diversas praias que compõem o litoral catarinense.

Continua depois da publicidade

Segundo a plataforma Agroconnect, da Epagri/Ciram, a temperatura mais elevada neste sábado foi registrada em Caibi, de 36°C. Entre o Vale do Itajaí e o Extremo Oeste diversas cidades registraram temperaturas acima dos 30°C nesta tarde.

Já no litoral, as máximas subiram, mas não tanto, ficando entre 25°C em Imbituba, 26°C em Florianópolis, 27°C em Criciúma, e chegando a 29°C em Itajaí. Joinville registrou temperaturas mais elevadas, de até 33°C, e Garuva teve 34°C.

Moradores e turistas curtem dia de sol no Campeche

Trânsito na saída das praias

Na capital Florianópolis, o grande fluxo de pessoas determinadas em curtir o sábado na praia faz com que a volta para casa registre filas em alguns pontos críticos. A SC-401, rodovia que conecta o Centro com as praias do Norte da Ilha, registra trânsito parado desde o acesso a Jurerê Internacional até as proximidades do Floripa Shopping.

Continua depois da publicidade

O fluxo de veículos também é intenso em toda a extensão da Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, na Beira-Mar Norte, do Koxixos até o Shopping Beira Mar, e na SC-405, para quem sai das praias do Sul da Ilha, próximo ao acesso do Campeche.

A Beira Mar Continental está totalmente interditada para a LGBTI+ de Florianópolis, que acontece nesse sábado, o que também reflete em aumento de fluxo na região.

Três em cada quatro praias estão próprias

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira (28) o terceiro relatório de balneabilidade das praias da temporada. O levantamento mostrou que 75,63% das praias estão próprias para banho, ou 180 dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense. A proporção equivale a três pontos próprias a cada quatro analisados na pesquisa.

O resultado é referente às coletas feitas entre segunda (24) e sexta-feira. Os dados podem ser consultados na íntegra pelo site do IMA, que mostra em bandeiras azuis e vermelhas os pontos próprios e impróprios, ou diretamente no relatório completo.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, do total de 87 pontos analisados pelo Instituto, 63 indicaram que a qualidade da água é adequada para o banho de mar, equivalente a 72,41%, enquanto outros 24 pontos, iguais a 27,59% do total analisado na capital, estão impróprios.