Os entusiastas da astronomia — e até aqueles que não são — terão eventos interessantes para observar no céu durante agosto. Um deles será uma das mais impressionantes chuvas de meteoros dos últimos anos. Continue a leitura para conferir quais e como acompanhar os eventos astronômicos deste mês.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Os eventos astronômicos de agosto

Continua depois da publicidade

Chuva de meteoros

Um dos eventos celestes mais esperados do ano está previsto para os dias 12 a 13 de agosto. É quando ocorre o pico da chuva de meteoros Perseidas. Tratam-se de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1862. 

Por conta da localização desses materiais, a chuva de meteoros será mais facilmente visualizada nos países do Hemisfério Norte. Já no Brasil, quem estiver nas regiões Norte e Nordeste terá mais chances de ver o espetáculo. 

Super Lua 

Logo depois, há grande expectativa para a primeira “Super Lua” de 2024, no dia 19 de agosto, quando estará mais próxima da terra. Isso significa que o satélite natural vai parecer maior do que estamos acostumados. O espetáculo recebe o nome de “Super Lua Azul”, não por causa da cor, mas devido ao aumento do brilho desse astro. 

Continua depois da publicidade

Conjunções planetárias

Pelo menos cinco conjunções planetárias estão previstas só em agosto. Basicamente, o fenômeno ocorre quando dois ou mais planetas, luas ou asteroides parecem estar mais próximos um do outro. Contudo, trata-se apenas de uma ilusão ótica. Veja as datas:

  • 07/08: Conjunção entre Vênus e Mercúrio
  • 14/08: Conjunção entre Júpiter e Marte
  • 21/08: Conjunção entre Lua e Saturno, com ocultação lunar de Saturno
  • 27/08: Conjunção entre Lua e Júpiter
  • 28/08: Conjunção entre Lua e Marte

Como acompanhar eventos astronômicos

Para presenciar esses espetáculos, é necessário ter um pouco de sorte e contar com um dia de céu limpo. Se esse for o caso, procure um lugar escuro, sem luzes intensas. Não é necessário nenhum equipamento específico, apenas paciência. Aplicativos de observação celeste podem ajudar nessa missão. Alguns deles, como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium, servem para encontrar objetos e pontos de referência no céu.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Inspirada no ouro olímpico, rede de cinemas oferece entrada gratuita para Rebecas e Beatrizes

Todos os K-Dramas disponíveis na Netflix em agosto

Destaques do NSC Total