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    Tecnologia para o empreendedor

    Saiba como cobrar clientes devedores de forma automática e sem constrangimento

    Ferramenta possibilita que a cobrança seja feita de forma humanizada, mesmo que com a utilização de robôs

    08/06/2020 - 14h33

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    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    cobrança
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    Um dos desafios de empresas, principalmente em tempos de crise, é lidar com atrasos de pagamentos. No mês de maio, em meio à pandemia, a inadimplência atingiu a maior taxa histórica para o mês, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) desde janeiro de 2010, e superou 10% de famílias que afirmam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso.

    E é para empreendedores, principalmente os pequenos, que esses percentuais geram preocupação e exigem atenção. Afinal, a falta de pagamentos em dia impacta diretamente no fluxo de caixa e a própria empresa precisa arcar com esses custos.

    Porém, cobrar esses clientes devedores nem sempre é fácil: com equipes reduzidas no financeiro e na área administrativa, a dinâmica de cobranças fica comprometida e, muita vezes, acaba sendo feita de forma imprópria, gerando constrangimento com os consumidores. Piero Contezini, CEO do Asaas, software de gestão de pagamentos e cobranças, alerta para os prejuízos desse contato inadequado.

    — A cobrança deve ser feita com muito cuidado, pois o constrangimento pode gerar uma imagem negativa do negócio e isso impacta na fidelização. A satisfação do cliente é essencial para o sucesso da empresa — explica Piero.

    Para o CEO, a solução é apostar em tecnologias para automatizar esse serviço, levando em conta que a cobrança precisa ser feita de forma humanizada, mesmo quando realizada por ferramentas de inteligência artificial. Com plataformas específicas, é possível tornar essa atividade mais ágil e evitar os principais erros, que acabam gerando desconforto.

    Erros mais comuns: pontos que precisam ser revisados e que podem ser solucionados com tecnologia

    A maioria dos empresários acaba cometendo os mesmo erros, muitas vezes justificados pela falta de mão-de-obra e sensibilidade na hora de cobrar. Normalmente, essas falhas começam pela falta de organização do fluxo de caixa e do controle de compra e venda da empresa. O gerenciamento dessa área pode ser automatizado com ferramentas digitais acessíveis, permitindo compreender como o cliente fará o pagamento e as datas de quitação.

    conversa
    Tenha cuidado com o tom utilizado nesses momentos
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    O tom utilizado em mensagens, ligações e e-mails de cobrança também costuma ser um ponto fraco de empresários que sentem diretamente nas contas o impacto da inadimplência. Mas é necessário ser compreensível e tratar o cliente com gentileza. Algumas práticas podem resolver esse problema, como evitar a utilização da palavra “dívida”, substituindo por “valor em atraso”.

    Compreender o lado do cliente é também estar aberto a negociações, encontrando maneiras de atender às necessidades dele e da empresa. Por isso, a gestão do faturamento é importante para prever as consequências dos atrasos e qual será a melhor forma para receber esse valor. Quando automatizada, a visualização desse cenário se torna mais rápida, o que facilita na hora de negociar.

    Outra justificativa para os erros cometidos é a falta de tempo da equipe para entrar em contato com os clientes. Isso pode ser facilmente solucionado pela tecnologia. O Asaas, por exemplo, envia mensagens por SMS e e-mail para lembrar a data de vencimento. Caso a cobrança não seja paga a tempo, é possível utilizar o robô que liga para os clientes. Essas soluções são ágeis e também pensadas para não serem inconvenientes e para evitarem qualquer constrangimento. Saiba mais sobre a ferramenta acessando o site.

    Confira mais dicas como essa acompanhando o canal tecnologia para o empreendedo.

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