Com a aproximação da virada do ano, muitas pessoas fazem uma lista de metas para o ano seguinte. Às vezes, uma delas é o pagamento de dívidas antigas. Caso você esteja em débito com a Prefeitura de Florianópolis e deseja pagar o seu IPTU atrasado em 2021, confira como fazer o pagamento das parcelas vencidas do imposto.
Continua depois da publicidade
> IPTU 2021 na Grande Florianópolis: prazo para desconto e como consultar valor
A emissão do boleto para pagamento do IPTU vencido pode ser feita pela internet. Caso a dívida seja relativa a anos anteriores a 2019 e o débito não esteja ajuizado, o contribuinte deve acessar a funcionalidade segunda via de DAM no Portal da PMF.
Se a dívida for do ano de 2019 ou 2020, a emissão do boleto deve ser feita pelo site www.iptufloripa.com.br. E caso o débito seja relativo a anos anteriores a 2019 e a cobrança por via judicial já tenha iniciado, o contribuinte deve solicitar o boleto através de e-mail, conforme orientações contidas no site da Prefeitura.
Parcelamento da dívida do IPTU
Para realizar o pagamento da dívida de forma parcelada, é necessário fazer a solicitação para a Prefeitura, através de um e-mail, conforme as orientações do site. Para dívidas anteriores a 2016, a PMF oferece um desconto de 50% sobre o valor da multa moratória e dos juros para pagamentos à vista.
Continua depois da publicidade
Aqueles que têm dívidas atrasadas precisam pagar multas e juros. Caso o contribuinte seja inscrito em Dívida Ativa e a cobrança comece a ser feita por vias judiciais, há outros acréscimos sobre o valor do débito e os bens do cidadão podem ser penhorados. Além disso, o proprietário não conseguirá vender seu imóvel.
> IPTU 2021 em Florianópolis: prazo para desconto e como consultar valor
> IPTU 2021 em Balneário Camboriú: prazo para desconto e como consultar valor
A multa é calculada automaticamente pelo sistema bancário no momento do pagamento. As parcelas vencidas podem ser pagar até o último dia do mês, já parcelas vencidas em meses anteriores devem ter a segunda via atualizada, emitida pelo site. Pagamentos em atraso têm multa de 2% em até 30 dias após o vencimento e 5% para atrasos acima de 30 dias após vencimento.