Se engana quem pensa que a Volkswagen comercializa apenas automóveis. Desde 1973, a montadora vende o currywurst, uma salsicha ao curry. Com os índices de vendas de veículos caindo desde 2024, a Volkswagen percebeu o peculiar setor em ascensão, segundo informações do jornal O Globo.

Continua depois da publicidade

Veja mais notícias e análises sobre o mundo dos carros

De acordo com O Globo, as vendas dos automóveis da marca recuaram cerca de 3% em 2024, enquanto o lucro líquido da companhia encolheu 30%. Além disso, a montadora anunciou cortes de até 35 mil postos de trabalho até 2030.

Por outro lado, o setor de produção e vendas da salsicha ao curry, também chamada de VW currywurst“, cresceu no último ano: cerca de 8,6 milhões de unidades foram vendidas em 2024, quase o dobro de veículos vendidos pela VW no período, com 5,2 milhões, de acordo com uma reportagem da revista Fortune.

Ainda segundo a Fortune, “foram vendidas de 6,3 milhões de unidades da versão original da salsicha em 2024, sendo que cerca de 10% foram consumidas internamente pelos empregados da empresa. Outras 2,2 milhões foram comercializadas em formato de cachorro-quente, além de 42 mil unidades de uma versão vegana”.

Continua depois da publicidade

Aprenda a fazer Currywurst, streetfood típica de Berlim

Entretanto, se engana quem pensa que a produção das salsichas é novidade na Europa: o currywurst é produzido desde 1973 pela montadora, atendendo funcionários nas fábricas da empresa e consumidores em supermercados da Alemanha.

As salsichas também são comercializadas no estádio de futebol em Wolfsburg, sede da companhia.

“Com mais de 8 milhões de salsichas Volkswagen Genuine Curry vendidas, estamos comemorando um novo recorde de vendas. Mas não vamos nos acomodar: nossa próxima novidade em currywurst já está a caminho”, escreveu Gunnar Kilian, diretor de RH da Volkswagen, no LinkedIn.

Veja imagens do currywurst

Outros produtos

Além de carros e salsichas, a montadora também comercializa ketchup. Em 2024, a montadora comercializou 629 mil garrafas de seu ketchup VW e outros 25 mil baldes de 10 litros.

Continua depois da publicidade

A empresa também distribuiu o ketchup pela primeira vez para clientes nos EUA no ano passado, com a marca gratuita de ketchup Gewürz saindo rapidamente das prateleiras da montadora.

Leia mais

Marca se alia à Apple para transformar carro em iPhone sobre rodas

Vendas de veículos crescem em maio: veja os modelos queridinhos no Brasil