A MBRF, grupo ligado à Sadia e com forte presença no Oeste de Santa Catarina, anunciou um investimento de 70 milhões de dólares para ampliar o complexo industrial de carne bovina em Tacuarembó, no norte do Uruguai. A expansão reforça a estratégia da companhia de ampliar a produção de alimentos com maior valor agregado e fortalecer a atuação no mercado global de proteínas.

Continua depois da publicidade

O investimento chama atenção especialmente pela ligação histórica da empresa com Santa Catarina. A Sadia nasceu no Oeste catarinense e mantém forte atuação econômica na região, principalmente em municípios ligados ao setor agroindustrial e à cadeia produtiva de carnes.

Com a modernização da unidade uruguaia, a capacidade produtiva foi ampliada, principalmente na linha de industrializados. A produção de hambúrgueres passou de 200 para 900 toneladas por mês, crescimento de 350%. Segundo a companhia, o volume representa cerca de 500 mil unidades produzidas diariamente.

O complexo também aumentou a capacidade de abate, passando de 900 para 1,4 mil animais por dia, avanço de aproximadamente 40%. Com isso, a planta de Tacuarembó se tornou uma das maiores operações do segmento no Uruguai.

Fatia uruguaia ganhou ampliações e melhores

Além da expansão da produção, a unidade recebeu melhorias estruturais, como ampliação das câmaras de pré-resfriamento e instalação de um novo túnel de congelamento.

Continua depois da publicidade

O chairman da companhia, Marcos Molina, afirmou que o modelo industrial adotado amplia a eficiência operacional e a capacidade de atender mercados internacionais com maior escala e padronização.

Já o CEO da empresa, Miguel Gularte, destacou que o Uruguai é considerado estratégico para os negócios da companhia devido à qualidade sanitária da produção e ao acesso facilitado a mercados internacionais.

A produção da unidade será destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação. Entre os principais destinos estão Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul e países da União Europeia.

Atualmente, a empresa responde por cerca de 30% das exportações de carne bovina uruguaia.

Empregos e sustentabilidade

A ampliação também deve gerar impacto econômico na região uruguaia, com a criação de 570 novos empregos diretos. Com isso, a operação passa a contar com aproximadamente 2,2 mil trabalhadores.

Continua depois da publicidade

O complexo incorpora ainda medidas voltadas à sustentabilidade, como sistema de tratamento de efluentes, uso de energia eólica, responsável por cerca de 10% do consumo da unidade — e uma estrutura para produção de farinha de sangue, voltada ao reaproveitamento de subprodutos.

Presente no Uruguai há cerca de duas décadas, a companhia mantém uma operação consolidada no país. A Sadia segue como líder no mercado uruguaio, com aproximadamente 70% de participação, segundo dados divulgados pela empresa.

MBRF no Uruguai
Investimento amplia produção, gera empregos e reforça presença da companhia no mercado global de proteínas. (Foto: Assessoria de Imprensa. Divulgação)