Uma nova empresa contratada pelo Samae já começou a atuar nesta terça-feira (10) nos serviços de manutenção no abastecimento de água em Blumenau. O contrato milionário assinado espera pôr fim a enxurrada de reclamações dos moradores e acabar com as mais de 300 ordens de serviço pendentes.

Continua depois da publicidade

A vencedora da licitação e nova empresa contratada se chama Proactiva Meio Ambiente Brasil Ltda, que pertence ao grupo Veolia. O contrato é emergencial, com duração de 12 meses, e custou R$ 9,7 milhões. As primeiras operações nesta terça-feira tiveram ordens de serviço sendo cumpridas de acordo com a programação de trabalho.

As reclamações dos moradores mencionam desde vazamentos em ruas, falta de abastecimento de água até lixo a céu aberto — que foi jogado pelos próprios cidadãos. O Samae explica que a antiga empresa que executava as ordens de serviço decidiu não renovar o contrato em 19 de dezembro do ano passado. Desde então, a autarquia fazia os atendimentos com equipes próprias, porém, não tinha servidores suficientes para dar conta da demanda.

A autarquia relata que mais de 3,9 mil chamados para conserto de vazamentos foram registrados entre 20 de dezembro do ano passado e esta segunda-feira (9). Desses, cerca de 350 ordens de serviço ainda aguardam atendimento.

— Vamos fazer uma força-tarefa até o fim de fevereiro para que todas essas ordens de serviço sejam atendidas. Agora, queremos regularizar os serviços o quanto antes, garantindo a qualidade que o cidadão de Blumenau exige e merece — comentou o diretor de Operações do Samae, Rafael Ribeiro Martins.

Continua depois da publicidade

*Estagiário sob supervisão de Bianca Bertoli.