O dirigente de Roraima, Samir Xaud, foi eleito o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na manhã do último domingo (25), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ele assume imediatamente o cargo e tem mandato até 2029.
Continua depois da publicidade
Confira imagens de Samir Xaud nas eleições
Segundo informações do ge, Xaud não conseguiu ser eleito com unanimidade de votos, apesar de ser o único candidato, como aconteceu na eleição anterior, que reelegeu Ednaldo Rodrigues. Voto de federação tem peso três, de clube da Série A, dois, e da Série B, um. Estiveram presentes 26 federações e 20 clubes, o que daria 108 pontos, porém o resultado foi 103 de um total de 141 possíveis.
Leia também: Conheça o próximo presidente da CBF
O dirigente elencou, em discurso após a eleições e na coletiva, que a reorganização do calendário e a implantação do fair play financeiro são prioridades. Anunciando que os Estaduais terão 11 datas a partir de 2026, enquanto em 2025 foram 16.
Continua depois da publicidade
— Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte — disse Xaud, em seu primeiro discurso como mandatário.
— Não cheguei até aqui sozinho. Faço parte de um grupo que se uniu com um único propósito: construir uma nova CBF, moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento da indústria do futebol — acrescentou.
Empossado no domingo, Xaud assume uma confederação que bateu recorde de arrecadação no ano passado – R$ 1,5 bilhão em receitas -, mas com fraturas políticas.
Outros eleitos
Além do presidente, oito vices também foram eleitos, entre eles Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
Continua depois da publicidade
A eleição também definiu os novos nomes do Conselho Fiscal. Serão membros efetivos Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa, enquanto os membros suplentes serão Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.
Cenário de divisão
Com apenas São Paulo e Mato Grosso de fora, Xaud arrematou o apoio de 25 federações, com mais dez clubes, o que inviabilizou a criação de uma segunda chapa.
Um grupo de 21 clubes tornou público durante a última semana que boicotaria a eleição em protesto ao sistema que enfraquece o poder desses personagens na escolha do presidente da CBF. Sugeriram diálogo após o pleito, mas se recusaram a participar dele.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Furaram o boicote os clubes do Cruzeiro, Operário e Santos. Bragantino e Ferroviária disseram que iriam e não compareceram a eleição, assim como a representação da Federação Paulista.
Continua depois da publicidade
Confira os clubes presentes na eleição de Samir Xaud
- Série A (10): Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco, Vitória;
- Série B (10): Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova, Volta Redonda.
Samir Xaud deve apresentar nesta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro, o técnico Carlo Ancelotti como novo comandante da Seleção Brasileira.
Veja todos os presidentes da CBF desde 1979*:
- Giulite Coutinho (1979 a 1980)
- Octávio Pinto Guimarães (1980 a 1986)
- Ricardo Teixeira (1989 a 2012)
- José Maria Marin (2012 a 2015)
- Marco Polo Del Nero (2015 a 2018)
- Rogério Caboclo (2019 a 2021)
- Ednaldo Rodrigues (2021 a 2025)
- Samir Xaud (a partir de maio de 2025)
*Sem contar presidentes interinos.
Leia Também
Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF
Ednaldo Rodrigues abre caminho e CBF terá novo presidente
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro





