nsc
    dc

    fata de chuva

    Santa Catarina tem pelo menos 222 cidades afetadas pela estiagem 

    Boletim hídrico do Estado fez um levantamento em 270 municípios 

    21/05/2020 - 12h15

    Compartilhe

    Lariane
    Por Lariane Cagnini
    chuva
    Segundo a Aresc, Santa Catarina está há quase um ano com precipitações abaixo da média
    (Foto: )

    A falta de chuva em Santa Catarina tem causado impacto no abastecimento. Um boletim divulgado pelo Governo do Estado aponta que pelo menos 222 cidades apresentam problemas devido à situação de estiagem prolongada. O estudo fez um levantamento em 270 municípios catarinenses.

    > Quinta-feira quente para esperar a chuva: confira a previsão do tempo com Leandro Puchalski

    O Boletim Hidrometeorológico Integrado também revela as condições do abastecimento urbano em cada cidade. Conforme os dados da última quinzena, Santa Catarina tem 50% das cidades em estado de atenção, 21% em alerta e 11% crítico. Trinta município estão com a situação preocupante, muitos deles já realizando a captação de água em manancial auxiliar.

    O levantamento também analisa a distribuição da chuva no estado e traz a previsão para os próximos 15 dias. Não há prognóstico de chuva suficiente para normalizar o abastecimento a curto prazo, conforme o boletim. Sendo assim, a estiagem prolongada deve continuar em Santa Catarina.

    A gerente de Fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Luiza Burgardt, lembra que Santa Catarina está há quase um ano com precipitações abaixo da média.

    - É por isso que todos os órgãos envolvidos neste Boletim Integrado, junto com os prestadores de serviços, estão alinhados com um único objetivo: mitigar esses impactos no abastecimento público. Ainda mais em tempos de pandemia, onde a água está sendo um importante aliado para o combate ao novo coronavírus - explica.

    Responsáveis pelo boletim, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e Defesa Civil de Santa Catarina reforçam a importância do uso consciente da água, para diminuir o consumo e garantir o abastecimento para todos os catarinenses.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas