Santa Catarina iniciou este domingo (21) sob forte instabilidade climática causada pela chegada de uma frente fria. Segundo a Defesa Civil do Estado, os temporais vêm acompanhados por raios, rajadas de vento que podem superar os 70 km/h, queda de granizo e chuva intensa. O risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e quedas de árvores é considerado alto a pontualmente muito alto.

Continua depois da publicidade

De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, a instabilidade está associada à atuação de uma frente fria em deslocamento pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ligada a um ciclone extratropical na costa da Argentina.

Para este domingo (21) e segunda-feira (22), a Defesa Civil emitiu alertas para temporais em municípios do Norte, como Joinville, Itapoá e São Francisco do Sul, além de observação para chuva forte em regiões como Meio-Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis.

A população deve evitar atividades de navegação, esportes marítimos e banho de mar durante a agitação marítima. Também é recomendado não permanecer em áreas abertas ou debaixo de árvores durante tempestades, devido ao risco de raios.

Ocorrências devem ser comunicadas pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).

Continua depois da publicidade

Previsão para a semana em Santa Catarina

Segunda-feira (22)

Tanto a Defesa Civil quanto a Epagri/Ciram apontam que a segunda-feira começará com chuva intensa e temporais isolados, especialmente do litoral ao Norte catarinense. No decorrer do dia, o tempo melhora gradualmente, com abertura de sol a partir do Oeste e Sul.

As temperaturas terão queda acentuada: as máximas não devem passar de 22°C, e as mínimas devem ocorrer à noite, conforme a Epagri. O mar também ficará agitado, com ondas de até 3 metros, segundo a Defesa Civil, trazendo risco moderado para pesca e navegação.

Terça-feira (23)

Na terça, a previsão é de amanhecer gelado em todo o estado. A Defesa Civil alerta para mínimas negativas nos planaltos e Meio-Oeste e faixas entre 4°C e 8°C nas demais regiões, com geada ampla. A Epagri reforça o quadro, destacando que o dia será ensolarado e seco, com máximas entre 18°C e 24°C, chegando a 23°C no Litoral.

Quarta (24) e quinta-feira (25)

Ambos os órgãos indicam tempo estável, sob influência de uma massa de ar frio e seco. O sol deve predominar na maior parte do Estado, mas no Litoral haverá maior presença de nuvens devido à circulação marítima. As madrugadas seguirão frias, com chance de geada no Planalto Sul.

Continua depois da publicidade

*sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia também

15 cidades são afetadas pelos temporais em SC, afirma Defesa Civil

Novo alerta sobre chuva na região de Blumenau e no Litoral reforça “montanha-russa” no tempo