nsc
an

Imunização

São Bento do Sul contraria recomendação e não deve priorizar vacina da Covid para indústria

Município anunciou que deve continuar aplicação das doses apenas por faixa etária

05/07/2021 - 19h08

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Vacinação contra Covid-19
Vacinação contra Covid-19
(Foto: )

A prefeitura de São Bento do Sul anunciou que não seguirá a recomendação do Estado para priorizar a vacinação contra a Covid-19 de trabalhadores da indústria. Em nota divulgada nesta segunda-feira (5), o município informou que manterá a aplicação de doses pela faixa etária.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A decisão foi tomada em reunião entre a Secretaria Municipal da Saúde, a Associação Empresarial (Acisbs) e o Sindicato da Indústria, da Construção Civil e do Mobiliário (Sindusmobil). Em comum acordo, foi decidido não seguir a nota técnica 32, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde.

A nota ressalta que os municípios devem destinar 30% das doses enviadas nesta segunda-feira para a vacinação dos trabalhadores industriais e 70% para a continuidade da população em geral seguindo os critérios de faixa etária.

Foram enviadas para o município 3.238 doses, conforme o cronograma do Estado. Segundo nota da prefeitura, cerca de 900 doses poderiam ser destinadas aos trabalhadores da indústria, mas isso não impactaria de forma significativa esse grupo prioritário. 

Segundo a secretária de saúde de São Bento do Sul, Carmen Binotto, a vacinação no município segue em ritmo intenso e a previsão é de que até o fim de agosto todas as faixas etárias até 18 anos devem estar vacinadas.

> SC começa a vacinar trabalhadores da indústria e distribui mais doses aos municípios

Dive diz que municípios têm que seguir regras pactuadas com Estado

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informou que os municípios devem seguir as regras pactuadas com o governo do Estado. As definições estão presentes na Deliberação 097, de 1º de julho, da Comissão Integestores Bipartite. O documento aponta, entre outras, que:

- A partir do total de doses recebidas a cada remessa, os municípios deverão organizar a vacinação dos trabalhadores industriais, além de continuar a vacinação da população em geral por faixa etária e dos demais grupos prioritários que por ventura não foram vacinados até o momento.

> SC faz alerta aos municípios sobre retirada das vacinas contra Covid

A comissão bipartite é formada por membros da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosemsc). Segundo a Dive, os envolvidos concordaram nas deliberações para começar a vacinação dos trabalhadores da indústria.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, se for identificado algum município que esteja descumprindo a deliberação, o órgão acionará o Cosemsc.

Leia também:

SC antecipa vacinação da Covid-19; veja quando você será imunizado

Secretário faz alerta em meio à euforia por novo calendário de vacinação contra Covid em SC

Anvisa propõe suspender uso de vacinas da Janssen e AstraZeneca para grávidas

Colunistas