Santa Catarina e outros 12 estados brasileiros, além do Distrito Federal (DF), devem sofrer com tempestades e chuvas intensas na manhã desta terça-feira (18). O aviso, publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta para alagamentos, queda de árvores e outras consequências.
Continua depois da publicidade
Os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser mais afetados. O órgão indicou que a chuva deve atingir entre 30 e 60 mm/h nas regiões, com ventos intensos e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Já os estados do Norte devem ser afetados com menos intensidade. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h, com ventos menos intensos. O risco é baixo para corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas. (Veja o mapa a seguir)
Quais estados devem sofrer com tempestades?
Estão sob alerta laranja (perigo):
- Santa Catarina;
- Paraná;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso do Sul;
- Mato Grosso;
- Goiás.
Continua depois da publicidade
Estão sob alerta amarelo (perigo potencial):
- Mato Grosso;
- Rondônia;
- Pará;
- Amazonas;
- Acre;
- Distrito Federal.
As regiões sob alerta de perigo em SC
Segundo a Defesa Civil do Estado, as regiões da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do Litoral Norte devem ser as mais afetadas pelas tempestades. No entanto, as outras regiões do Estado também estão sob observação, com destaque para a região Sul.
Quais as recomendações do Inmet?
*Sob supervisão de Kássia Salles






