A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso especial de temporais com vendaval e chuva intensa entre a madrugada do domingo (21) e a segunda-feira (22). Algumas áreas foram classificadas com alerta vermelho de risco “muito alto” para destelhamentos, queda de árvores e postes de energia, alagamentos e enxurradas pontuais, conforme o órgão.
Continua depois da publicidade
Conforme a Defesa Civil, uma frente fria deixa o tempo instável a partir da madrugada e manhã de domingo em áreas entre o Oeste e Sul do Estado. A partir da tarde, a instabilidade ganha força entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte catarinense. Na madrugada de segunda (22), ainda chove na maioria das regiões, mas ao longo do dia a frente fria se afasta e o tempo volta ficar firme.

Granizo, tornado e microexplosão
Segundo o secretário da Defesa Civil, Mário Hildebrandt, o alerta começa entre o final da noite deste sábado (20) ao meio-dia de domingo (21), para a região de fronteira com Rio Grande do Sul, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Após esse horário, até o meio-dia de segunda-feira (22), o alerta se estende para outras regiões do estado, com mais destaque para as áreas do Planalto Norte, litoral Norte, Grande Florianópolis, além do Alto e Médio Vale do Itajaí.
— O risco é alto para a chuva intensa em curto espaço de tempo, enxurradas, ventos que pode chegar até 100 km/h, granizo e não descartamos possibilidade de microexplosão e até tornado — declarou o secretário, nas redes sociais.
Relembre a última microexplosão em SC
Continua depois da publicidade
Recomendações da Defesa Civil
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Leia também
Motociclista morre após ser atropelado em grave acidente em SC






