As regiões Sul, Oeste e Serra de Santa Catarina foram incluídas em um novo alerta de onda de calor, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (21). O aviso é válido a partir das 11h da próxima segunda-feira (24) e vai até as 17h de quarta-feira (26).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Por enquanto, o aviso do Inmet é amarelo, chamado de “perigo potencial”, e inclui também partes do Rio Grande do Sul. A previsão é que a temperatura fique 5°C acima da média por um período de dois a três dias. O risco para a saúde é “leve”, conforme o instituto.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla e não apenas uma localidade.
Santa Catarina já foi atingida por uma onda de calor em fevereiro deste ano. Uma das temperaturas mais altas registradas no estado catarinense nos últimos dias foi de 41ºC em Meleiro, município que fica no Sul de SC. Os termômetros marcaram o valor no dia 11 deste mês
Continua depois da publicidade
Calor intenso fez cidades de SC registrarem mais de 40ºC em fevereiro
Como fica o tempo nos próximos dias
De acordo com a Epagri, o sábado (22) e o domingo (23) serão de sol entre nuvens, com temperaturas elevadas em Santa Catarina. O calor ganhará intensidade a partir do domingo. Na terça-feira (25), são esperadas máximas de 38°C no Estado.
Leia também
Vai chover no Berbigão? Veja como fica o tempo na abertura do Carnaval em Florianópolis