A notícia é boa para quem gosta de frio intenso. As temperaturas devem despencar em Santa Catarina a partir da próxima semana e há, inclusive, chance de neve. Segundo a Epagri/Ciram, serão pelo menos seis dias congelantes no Estado.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp
O combo da “friaca” começa a se formar na tarde de terça-feira (27), com temporais chegando no Oeste e Sul do Estado. Na quarta (28), a chuva persiste com ventos fortes e acentua a queda da temperatura. Aí, uma massa de ar polar deixa a quinta (29) bem mais gelada em SC, com chance de neve à noite, em localidades mais altas da Serra.
O tempo frio deve se estender até a terça-feira (3), com sol no decorrer do dia e, no período noturno e ao amanhecer, formação de nevoeiros com temperaturas muito baixa. Isso deve garantir termômetros na casa dos -2°C e 4°C, com formação de geada, em regiões do Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos Norte e Sul.
Na quarta (4) e quinta (5), a massa de ar frio perde força e a temperatura aumenta um pouco em Santa Catarina. Depois, uma nova frente fria passa pelo Estado trazendo chuva para a maior parte das regiões catarinenses.
Continua depois da publicidade
De acordo com a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri, explica que SC enfrentou massas de ar frio entre o fim de abril e o início de maio e também depois no final de semana do Dia das Mães, resultando em mínimas em torno de -1,5°C na Serra.
— Um outono de “frio agradável” até o momento, bem distante de frios mais intensos de anos anteriores. Nos últimos cinco anos, desde 2020, a menor temperatura mínima foi de -5,7°C, no dia 26 de naio de 2021, em Urupema e Bom Jardim da Serra — frisa Laura.
A meteorologista complementa:
— O frio desta semana será a primeira massa de ar frio mais intensa, de origem polar no Sul do Brasil, neste outono de 2025. E traz a primeira chance de neve do ano.
Relembre neves históricas em SC e cenários congelados
Continua depois da publicidade
Leia mais
Neymar pai pode ser o 1º famoso a comprar um apê no maior prédio residencial do mundo?
Quem é o médico galã de SC que disputa neste domingo vaga no “Quem quer ser um milionário”
 
				 
                                     
                            
                            






