nsc
    dc

    Extremos

    SC tem vereadores e prefeitos eleitos entre 18 e 86 anos de idade; saiba quem são

    Para os cargos principais, prefeito mais jovem eleito neste domingo tem 27 anos

    17/11/2020 - 07h00 - Atualizada em: 17/11/2020 - 15h54

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Eleitores que foram às urnas neste ano escolheram candidatos entre 18 e 86 anos para os cargos de prefeito e vereador
    Eleitores que foram às urnas neste ano escolheram candidatos entre 18 e 86 anos para os cargos de prefeito e vereador
    (Foto: )

    Entre os mais de 3 mil prefeitos e vereadores eleitos neste domingo (15) em Santa Catarina e que irão tomar posse em janeiro do ano que vem, alguns se destacam pelos extremos da idade. Ou jovens que quatro anos atrás sequer estavam aptos a votar, ou idosos que mesmo após décadas na vida pública ainda buscavam a primeira eleição.

    > Saiba tudo sobre as eleições 2020 em uma página especial

    O mais jovem eleito pelos catarinenses tem 18 anos de idade. Adrian Sganzerla (PP), foi escolhido como vereador em Irani, no Meio Oeste. Nascido em abril de 2002, é um dos nomes da geração nascida nos anos 2000 a entrar na política catarinense nas eleições 2020. Segundo as informações oficiais do TSE, Adrian é agricultor e fez uma campanha modesta, gastando pouco mais de R$ 600. Com 314 votos contabilizados, o jovem de 18 anos foi o terceiro vereador mais votado em Irani e será o mais jovem a assumir uma cadeira no Legislativo em toda Santa Catarina.

    Adrian Sganzerla
    Eleito em Irani, vereador mais jovem de SC tem 18 anos
    (Foto: )

    Dois candidatos com 19 anos também se elegeram em Santa Catarina: Leonardo Sausen (MDB) em Itapiranga, no Extremo Oeste, e Gabriel Nissola (PP) em Peritiba, no Meio Oeste. Ao todo, 160 jovens com 20 anos ou menos concorreram ao cargo de vereador nas eleições deste ano em SC. Para as prefeituras, a idade mínima exigida é de 21 anos.

    Do outro lado da história, o vereador mais velho eleito pelos catarinenses têm 86 anos. Paulo Neres (MDB) vai ocupar uma cadeira do Legislativo de Itapoá, no Norte do Estado. Nascido em 1934, o aposentado tem participação na história política do município, mas pela primeira vez vai ocupar um cargo elegível. Ele já havia concorrido à Câmara de Vereadores em 2004 e 2008, mas em ambas as ocasiões ficou na suplência.

    Paulo Neres
    Paulo Neres tem 86 anos e foi eleito vereador no Norte de SC
    (Foto: )

    Prefeitos variam de 27 até 78 anos

    Nas prefeituras catarinenses, duas cidades serão chefiadas a partir de 2021 pelos prefeitos mais jovens do Estado. Em Ipira, no Meio Oeste, Marcelo Baldissera (PL) foi eleito para o primeiro mandato, assim como Tiago Dalsasso (MDB) em Nova Trento, na Grande Florianópolis. Ambos nasceram em 1993 e têm 27 anos.

    Em Ascurra, no Vale do Itajaí, o jovem Arão Josino (PSD) também vai para o primeiro mandato como prefeito. Ele tem 28 anos e já havia sido candidato a deputado federal em 2018, mas não se elegeu.

    O prefeito mais velho eleito pelos catarinense foi Gervásio Maciel, do PP, que vai assumir o Executivo em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Gervásio tem 78 anos e era o atual vice-prefeito da cidade, mas assumiu a prefeitura de forma interina na metade do ano passado, após o prefeito Lorinho (PSDB) ser afastado em uma operação do Gaeco que investigou crimes relacionados à coleta de lixo no município.

    Gervasio
    Gervásio tem 78 anos e vai assumir oficialmente a prefeitura de Ituporanga
    (Foto: )

    > Pitanta comemora 11º mandato em Palhoça: "Indo para o Guinness Book"

    No Brasil, conforme levantamento feito pelo G1, o prefeito eleito mais velho tem 95 anos. José Braz (PP) venceu disputa em Muriaé (MG) e se tornou o mais velho entre os que vão comandar os 5.568 municípios do Brasil. Já os prefeitos mais novos eleitos têm 21 anos, a idade mínima. São eles Fernando Cavalcante (MDB), em Matriz de Camaragibe (AL); Paulo Henrique (PP), em Pedra Preta (RN), e Ricardo Maia (PSD), em Tucano (BA).

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas