A segunda (20) e terça-feira (21) de sol e calorão de quase 30°C em Santa Catarina antecedem mais dias de chuva volumosa. O novo alerta da Defesa Civil prevê chuva e temporais em boa parte do Estado entre quarta (22) e a quinta-feira (23). O risco é alto a moderado para destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, e às chuvas volumosas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Segundo a Defesa Civil, já na quarta-feira começa o processo de formação de uma frente fria. Com isso, associado ao fluxo de calor e umidade do Norte do país, as condições são favoráveis a novas instabilidades, associadas a temporais com chuva intensa, vendaval e até eventual queda de granizo em todo o Estado, principalmente entre a tarde e a noite.

Na quinta-feira, uma área de baixa pressão atmosférica próximo à costa reforça as chuvas na metade leste de Santa Catarina. Isso pode trazer volumes expressivos em pouco tempo, principalmente a partir da tarde.

Como fazer doações para as vítimas das enchentes em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Os maiores acumulados estão previstos para a metade leste do Estado, com acumulados entre 70 e 120 milímetros no período. Em áreas como o Planalto Sul e o Alto Vale do Itajaí, estes volumes podem ser ainda maiores, chegando a 150 milímetros. As chuvas mais intensas e volumosas devem ser registradas ao longo da tarde e da noite de quinta.

No Oeste, os volumes devem variar entre 60 e 100 milímetros, podendo passar disso em alguns pontos. No Litoral Sul, os acumulados esperados variam entre 30 e 50 milímetros.

Chuvas voltam a castigar Santa Catarina

O novo alerta vem dias após uma nova enchente em Santa Catarina. São pelo menos 70 cidades em situação de calamidade pública devido às chuvas. Um programa batizado de SOS Santa Catarina, em votação na tarde desta terça-feira (21) na Assembleia Legislativa (Alesc), pode oferecer socorro financeiro a cidades atingidas por eventos extremos, com repasses em até 72 horas.

Veja fotos da última enchente em Rio do Sul

Continua depois da publicidade

Leia mais

SC pode ter “Pix” para socorrer cidades atingidas por desastres naturais

Por que SC registrou cinco tornados em menos de um mês

Rodovias de SC seguem interditadas mesmo após chuva dar trégua

Destaques do NSC Total