O município de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, decretou situação de emergência nessa terça-feira (10) por conta da escassez de água. O decreto n° 8.616, assinado pelo prefeito Estêner Soratto, foi motivado pelo período de estiagem que vem afetando a região. A situação afeta diretamente o nível do Rio Tubarão.
Continua depois da publicidade
De acordo com a administração municipal, as situações mais críticas foram identificadas nas áreas mais altas do bairro KM 60, onde mais de 50 unidades consumidoras estão sem acesso regular à água. Eles são abastecidos por nascentes ou poços.
“Por conta da escassez e da dificuldade no abastecimento, a Prefeitura está em tratativas com a concessionária de água e esgoto desde a semana passada, para o envio de um caminhão pipa à comunidade”, afirmou a prefeitura em nota.
A estiagem prolongada tem provocado uma redução considerável do nível do Rio Tubarão, o que impacta diretamente o abastecimento em áreas não atendidas por rede regular. Este decreto possibilita que o município possa realizar ações emergenciais para mitigar os efeitos da seca.
A administração informou que segue monitorando a situação e orientando os moradores sobre os próximos passos.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Motorista é preso ao tentar fugir da PRF com 6 mil pacotes de cigarros contrabandeados em SC
Buscas por idoso com diagnóstico de Alzheimer são suspensas após 10 dias em SC
Casal de idosos mortos após carro cair de ponte no Sul de SC retornava de confraternização
 
				