Também conhecido como abono natalino, a segunda parcela do décimo terceiro vai ser antecipada. O pagamento deve ser depositado na próxima sexta-feira (19), já que o prazo final cai no sábado. A primeira parcela foi paga em 28 de novembro.

Continua depois da publicidade

O benefício é um direito garantido por lei a todos aqueles que possuem carteira assinada e é pago em até duas parcelas. Veja algumas dúvidas comuns sobre o décimo terceiro salário.

Quando cai a segunda parcela do décimo terceiro?

A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro. Nesta parcela, são descontados os tributos como INSS e, se aplicável, o Imposto de Renda. Ou seja, a segunda parcela é menor que a primeira. Como neste ano 20 de dezembro é um sábado, a segunda parcela deve entrar na conta até esta sexta-feira, dia 19.

Ou seja, este ano, pelo calendário de finais de semana, a segunda parcela será depositada um dia antes do prazo habitual.

Continua depois da publicidade

Quem tem direito ao décimo terceiro salário?

Como é feito o cálculo do décimo terceiro?

O cálculo do décimo terceiro se baseia no salário do trabalhador e na quantidade de meses trabalhados no ano. Veja como funciona o cálculo:

  • Identifique o valor do salário bruto (valor integral do salário, sem descontos);
  • Multiplique o salário bruto pelo número de meses trabalhados. Para contar, o trabalhador precisa ter trabalhado pelo menos 15 dias em um mês para que ele seja considerado completo;
  • Divida o resultado por 12 para obter o valor bruto do décimo terceiro.

A metade do valor bruto final é o equivalente à primeira parcela do 13º salário. Já a segunda metade é menor: nela, a metade do valor bruto incide todos os descontos obrigatórios de uma vez (INSS e, se aplicável, Imposto de Renda).

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Pablo Brito