O número de abstenções aumentou no segundo dia de provas do Vestibular Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal Catarinense (IFC). Neste domingo (7), além de responder questões sobre História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física e Química, os candidatos também tiveram a missão de escrever uma redação.

Continua depois da publicidade

Entre as três propostas estavam inspirações de trechos de livros, a letra de uma música um tanto improvável à primeira vista e dados de infográfico. Todos os conteúdos tratavam de um único tema: a desigualdade social. As provas foram aplicadas em 24 cidades de Santa Catarina e a primeira chamada dos classificados deve ser divulgada na primeira quinzena de janeiro de 2026 no site oficial.

O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC oferta cerca de 6,8 mil vagas, distribuídas em mais de 200 cursos de graduação. O processo corresponde a 70% das vagas da UFSC e a 50% das vagas do IFSC e do IFC destinadas ao ano letivo de 2026.

Música improvável

Para elaborar a redação, os vestibulandos tinham algumas opções. A primeira, escrever um manifesto, posicionando-se sobre as desigualdades sociais brasileiras, assinando simbolicamente, sem nome real, como representante da classe favorecida ou da classe desfavorecida. A segunda alternativa era escrever uma crônica sobre a desigualdade social. Ou, por fim, produzir uma carta para si mesmo no futuro, para ser lida no ano de 2030, com candidato já formado, com propostas para uma sociedade menos desigual.

Continua depois da publicidade

Os textos para que os candidatos se inspirassem traziam trechos das obras literárias do programa de estudo do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026; uma ilustração com dados da desigualdade social no país e a letra da música Xibom Bombom, da banda As meninas. A música embalou uma geração de adolescentes nos anos de 1999 e 2000 e trazia uma reflexão sobre na letra ao citar que “o rico, cada vez fica mais rico, e o pobre, cada vez fica mais pobre”. O texto precisava ter ao menos 30 linhas.

Aumento de abstenções

Neste domingo (7), 75,5% dos inscritos fizeram o concurso, de acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC. São três pontos percentuais a menos do que no sábado (6), primeiro dia de provas, quando 78,5% compareceram. Ao todo, 23.284 jovens se inscreveram para o Vestibular unificado.

O gabarito preliminar das questões objetivas e das questões discursivas está previsto para ser disponibilizado no site oficial a partir das 20h deste domingo. Conforme a organização, após o processamento das provas objetivas, da correção das redações e das questões discursivas, os candidatos terão acesso ao Boletim de Desempenho Individual Preliminar, documento que apresentará as pontuações obtidas em todas as disciplinas, além das notas da redação e das questões discursivas.

O boletim também incluirá as cópias dos cartões-resposta das provas objetivas, da folha oficial de redação e das respostas das questões discursivas. O espelho das redações e das respostas discursivas permanecerá disponível para consulta e download até 31 de março de 2026.

Continua depois da publicidade