nsc
    nsc

    Juntos por Santa Catarina

    “Sem os Agentes Locais de Inovação eu teria fechado minha empresa na pandemia” conta empresária

    Afirmação é da empresária Claudia Calza, de Xanxerê, que contou com orientação do Sebrae/SC para manter as atividades

    14/08/2020 - 16h06 - Atualizada em: 14/08/2020 - 16h10

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    “Sem os Agentes Locais de Inovação eu teria fechado minha empresa na pandemia” conta empresária
    (Foto: )

    O planejamento financeiro assegura a empresa por quantos meses de estagnação econômica? Como gerar receitas com a redução do fluxo de consumidores ou até mesmo com as portas fechadas? De que maneira manter equilíbrio emocional em meio ao caos provocado pela crise sanitária? Essas dúvidas nortearam os pensamentos de muitos empresários neste ano servindo de incentivo para reinventar os negócios ou corroborando na decisão de encerramento das atividades.

    Não saber o que fazer ou que direção seguir leva qualquer pessoa ao desespero, além de deixá-la mais insegura para qualquer decisão. Isso aconteceu com a proprietária da Harmoni Estética & Saúde, Claudia Calza, do município de Xanxerê, que no início da pandemia viu o sonho do seu negócio quase que esvair. Participante do ciclo dois do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae/SC em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pensou em desistir do processo de inovação da sua empresa porque não conseguia encontrar alternativas para mantê-la.

    — A bolsista pelo CNPq Aline Pompermayer e a analista técnica do Sebrae/SC Marieli Aline Musskopf conversaram comigo e me motivaram a continuar no programa. Pensei e reanalisei as possibilidades. Tenho certeza que foi uma das melhores escolhas que fiz. Isso ajudou a reinventar o negócio. Tínhamos um planejamento antes da pandemia e neste período alteramos, porque o cenário pediu. Foi um processo maravilhoso, com quebra de paradigmas e reflexões. Consegui implementar as ferramentas do Programa ALI e tenho usado direto. Sem dúvida foi a melhor assessoria que recebi. Graças a esse suporte não precisei fechar meu negócio — comemora a empresária.

    De acordo com levantamento da empreendedora, as inovações implantadas contribuíram para obtenção de resultados, alcançando até o momento 40% da meta estipulada.

    — Superarei o valor proposto. Esse é o melhor programa para pequenas empresas e para quem precisa de direcionamento. Não tenho palavras para descrever minha alegria e satisfação, pois uma empresa é o sonho e, muitas vezes, tudo o que temos. Ter esse suporte para manter as atividades da estética foi extremamente gratificante. Quem tiver a oportunidade de participar do Programa ALI deve aproveitá-la, pois mudará a vida de sua empresa — ressalta Claudia.

    TRAJETÓRIA EMPRESARIAL

    A empreendedora atua com tratamentos estéticos faciais e capilares em sua clínica há três anos. Ingressou na área como maquiadora e logo se interessou no segmento de estética.

    — Trabalho há cinco anos nesta profissão. Tudo começou como um extra e com o tempo me dediquei para ter o meu próprio negócio. Fiz cursos e direcionei para uma prestação de serviço específica — relata.

    Claudia enfrentou vários desafios ao montar seu negócio.

    — Passei por lições dolorosas, muitos momentos de desânimo e pensei em desistir de tudo. Não tinha experiência na gestão empresarial. Quando a gestora da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Xanxerê) Franciele Lavratti me apresentou o programa, achei sensacional e não pensei duas vezes em participar — recorda.

    PROGRAMA ALI

    O Sebrae/SC está com inscrições abertas para um novo ciclo do Programa ALI (2020/2021). Os interessados devem preencher formulário no link ou entrar em contato com a entidade pelo telefone (49) 3330-2805 ou pelo e-mail marieli@sc.sebrae.com.br. No mês de outubro serão selecionadas empresas dos municípios de Chapecó, Concórdia, Xanxerê, Pinhalzinho e São Lourenço do Oeste para participarem gratuitamente do programa.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Economia

    Colunistas