nsc

publicidade

Floripa Conecta 

Semana da Mobilidade Elétrica começa nesta quarta-feira em Florianópolis

A iniciativa promove ações como feira, painéis e palestras até sábado (17), na UFSC

14/08/2019 - 18h34 - Atualizada em: 14/08/2019 - 18h40

Compartilhe

Por Priscila Araújo
Grupo ajustando os últimos detalhes para a abertura oficial do evento
(Foto: )

Mobilidade do amanhã, energia solar, cidade em movimento, matrizes energéticas e mobilidade compartilhada. Esses são alguns dos temas da quarta edição da Semana da Mobilidade Elétrica que começa nesta quarta-feira, em Florianópolis, e faz parte do movimento Floripa Conecta.

A partir das 19h acontece a abertura oficial do evento, na reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A organização do projeto é feita pela Equipe Ampera, formada por estudantes de diferentes cursos da UFSC.

Até sábado (17), quem passar pela instituição, vai poder conferir vários estandes, novos modelos automotivos e fazer test drive em alguns deles. Para Siqueira de Moraes Neto, CEO de uma escola de energia solar da Capital, e um dos palestrantes da inciativa, esse tipo de captação está se desenvolvendo de forma promissora em Santa Cataria.

— Em números absolutos nós estamos entre os primeiros Estados, por mais que a legislação seja desfavorável, a gente sempre esteve entre os Estados com maior número de unidades consumidoras fotovoltaico — afirma Neto.

Para o CEO, algumas entidades locais também auxiliam nesse processo.

— Santa Catarina por fatores culturais e tecnológicos (temos a UFSC, grupos de pesquisas, a Fundação Certi e alguma empresas que foram pioneiros no país), sempre fomentou essa área. Então, na minha visão, isso trouxe um fomento nessa área — analisa.

Na avalição de André Andrade, estudante do curso de Engenharia de Produção Civil da UFSC, e diretor de gestão do grupo Ampera, o cenário da Capital em relação aos carros elétricos está se construindo positivamente:

— Florianópolis é hoje uma das maiores concentradoras de carros elétricos no Brasil. A gente tem muita concentração de tecnologia, startups, e esse público já atrai naturalmente os carros elétricos. Então hoje, a gente vê aqui muitas pessoas que têm esse tipo de veículo.

Conforme Andrade, a adesão tem crescido e isso é notado no dia a dia da cidade.

— A gente vê bastante aceitação do público, as pessoas são bem fanáticas de certa forma com a mobilidade, seja com a adesão dos patinetes green e isso mostra que as pessoas dentro de Florianópolis têm uma aceitação e um carinho até, com essa tecnologia — diz.

estandes
Alguns dos estandes montados para a feira
(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade