O Senado dos Estados Unidos aprovou na noite desta terça-feira (28) um projeto de lei que anula o tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil. A medida passou a valer no início de agosto e afeta produtos como petróleo, café e suco de laranja. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
A proposta foi apresentada pelo senador democrata Tim Kaine, da Virgínia, e tenta revogar o estado de emergência nacional, declarado por Trump no mês de julho, o qual o presidente dos EUA usou para justificar as tarifas.
A ação ocorreu como uma resposta devido ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por uma suposta tentativa de golpe. O senador Tim Kaine ainda pretende buscar soluções semelhantes para outros países que também são alvos de tarifas, como o Canadá.
A avaliação é que o projeto tem poucas chances de avançar, já que agora segue para a Câmara dos Representantes, de maioria republicana. A Câmara adotou novas regras que permitem à liderança barrar sua tramitação.
De acordo com o senador, as votações têm caráter simbólico e mostram a insatisfação com a política tarifária do governo federal, assim como buscam debater “a destruição econômica causada por elas”.
Continua depois da publicidade



