JEC, Marcílio Dias e Tubarão conheceram os adversários na Série D do Campeonato Brasileiro na última terça-feira (3). Eles se classificaram para a competição devido ao bom desempenho nos campeonatos estaduais do ano passado, mas desde então muita coisa pode ter mudado.

Continua depois da publicidade

Por isso, fizemos um levantamento de como está o desempenho dos adversários dos catarinenses nos estaduais deste ano e há quanto tempo eles lutam para conseguir o acesso para a Série C do Brasileirão.

Situação dos adversários

Caxias (RS)
Caxias (RS) (Foto: Arte, AN)

Caxias (RS)

Campeonato Gaúcho 2020: o time da serra gaúcha foi campeão do primeiro turno contra o Grêmio e já está garantido na final da competição. São cinco vitórias, dois empates e uma derrota, incluindo duas vitórias sobre o Grêmio e um empate com o Internacional.

Série D: o Caxias caiu da Série C em 2015 e desde então tenta retornar. Nos últimos dois anos, bateu na trave ao ser eliminado nas quartas de final da Série D. Em 2018, perdeu o acesso para o Treze e, no ano passado, para o Manaus.

Continua depois da publicidade

Brasileirão: em sua história, o Caxias acumula quatro participações na Série A (4), Série B (11) e Série C (16) do Brasileiro.

Novorizontino (SP)
Novorizontino (SP) (Foto: Arte, AN)

Novorizontino (SP)

Campeonato Paulista 2020: o time paulista é o único invicto no campeonato estadual após oito rodadas. São três vitórias e cinco empates, com a quarta melhor campanha, apesar de ocupar a terceira colocação no grupo que tem Santo André e Palmeiras na zona de classificação.

Série D: o Novorizontino chega a terceira participação consecutiva na Série D. Em 2018, foi eliminado na terceira fase pelo Linense (SP) e no ano passado caiu diante do Boavista (RJ) na segunda fase após terminar na liderança da primeira fase no grupo do Hercílio Luz.

Brasileirão: o Novorizontino nunca participou das divisões superiores do Campeonato Brasileiro, apesar de já ter outro time com o mesmo nome no futebol paulista que foi campeão da Série C, disputou a Série B e foi vice-campeão paulista.

Continua depois da publicidade

Pelotas (RS)
Pelotas (RS) (Foto: Arte, AN)

Pelotas (RS)

Campeonato Gaúcho 2020: No Estadual, os gaúchos terminaram o primeiro turno com quatro pontos e não garantiram vaga nas semifinais. Hoje estão apenas um ponto acima da zona de rebaixamento. No segundo turno, estreou com uma derrota para o São Luiz, adversário que enfrentará também na Série D.

Série D: o Pelotas tem três participações na competição e nunca conseguiu passar para a segunda fase. Em 2009, 2010 e 2014 caiu na primeira fase.

Brasileirão: o time gaúcho tem duas participações na Série B e cinco na Série C.

São Caetano (SP)
São Caetano (SP) (Foto: Arte, AN)

São Caetano (SP)

Campeonato Paulista 2020: o time do ABC paulista está na Série A2 do Paulistão com nove jogos e 12 pontos conquistados. O clube ocupa a 8ª colocação, fechando a zona de classificação para a segunda fase. Ainda faltam seis rodadas para o término da primeira fase.

Série D: o São Caetano vai para a terceira participação na Série D. O time caiu nas quartas de final para o Botafogo (SP) em 2015 e foi eliminado na primeira fase na edição do ano passado.

Continua depois da publicidade

Brasileirão: o Azulão já participou da Série C pela última vez em 2014, quando foi rebaixado. No entanto, o time foi duas vezes vice-campeão da Série A em 2000 e 2001 e vice-campeão da Libertadores em 2002. São sete participações na Série A, nove na Série B e duas na Série C.

São Luiz (RS)
São Luiz (RS) (Foto: Arte, AN)

São Luiz (RS)

Campeonato Gaúcho 2020: o time gaúcho terminou o primeiro turno com quatro pontos, não conseguiu a classificação para as semifinais e já começou o segundo turno com uma derrota. Com isso, o clube ocupa lugar na zona de rebaixamento do Estadual.

Série D: será a primeira participação do time na Série D do Brasileiro.

Brasileirão: o São Luiz nunca participou das duas primeiras divisões do Brasileirão. Houve apenas uma participação na Série C em 1996, quando ainda não existe a Série D.