Um filhote de jararacuçu, serpente considerada a maior espécie venenosa do Sul do Brasil, foi capturada em uma casa no Vorstadt, em Blumenau. O mais curioso é que o alerta da presença da cobra foi feito por uma gatinha que estava na garagem da residência no momento em que a família passava por lá. O animal era um filhote, mas mesmo assim possui veneno e em caso de picada exige cuidados médicos imediatos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A jararacuçu foi recolhida, colocada em um recipiente de vidro e, depois, solta em uma área de mata distante da casa. Essa, inclusive, é a recomendação de especialistas, já que nem sempre é necessário chamar os bombeiros para o atendimento a uma ocorrência de aparecimento de cobras. Não se deve, em hipótese alguma, matar o animal.

Cobra enorme surge em buraco de calçada e mobiliza bombeiros em Itapema

Veja fotos da jararacuçu capturada

Reincidência na região

Essa não é a primeira vez nos últimos meses em que o aparecimento de uma jararacuçu chama a atenção na região do bairro Vorstadt. Em novembro do ano passado, em meio a uma onda de calor que atingia Blumenau, uma serpente desta espécie com cerca de 1,5 metro foi vista e capturada por um especialista (confira fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

O proprietário de uma casa estava limpando o terreno quando avistou a cobra e chamou por ajuda.

A jararacuçu tem hábitos noturnos (como no caso desta filhote capturada nesta semana), se alimenta de anfíbios e pequenos e médios mamíferos e, se ameaçada, pode picar humanos. Em caso de ataque, a vítima precisa imediatamente procurar atendimento médico. A serpente tem capacidade de injetar muito veneno e, por conta disso, pode causar ferimentos graves em humanos, com necessidade de amputação de membros, ou até a morte em casos gravíssimos.

Coágulos, hemorragia e insuficiência renal também estão entre os problemas que podem ser causados por uma picada de jararacuçu.

Leia também

Sofá de casa em SC vira ninho com filhotes de cobra supervenenosa e 8 são encontrados

Criança de 7 anos é picada por maior serpente venenosa do Sul do Brasil em Blumenau